Drogarias Pacheco

Acesse sua Conta

Departamento e Categorias

O remédio Ibuprofeno tem sido muito utilizado no tratamento de inflamações de diversas naturezas, com ou sem febre, além de ser usado, também, para combater a dor.

Produtos encontrados: 91 Resultado da Pesquisa por: ibuprofeno em 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 91 Resultado da Pesquisa por: ibuprofeno em 6 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

O que é Ibuprofeno?

Classificado como anti-inflamatório não esteroidal, ou seja, um medicamento que combate a inflamação, a dor e a febre, o Ibuprofeno está disponível no mercado em gotas, suspensão oral e em comprimidos.

Ibuprofeno em gotas

Ibuprofeno gotas pode ser utilizado tanto em adultos quanto em crianças (a partir de 6 meses). Atualmente, é vendido nas farmácias em doses de 50mg e 100mg. O frasco vem com 30ml de produto.

Ibuprofeno em comprimido

O remédio Ibuprofeno na versão comprimido é vendido em embalagens de 200mg, 400mg e 600mg. Nesta apresentação, crianças a partir de 12 anos podem tomar (somente as dosagens de 200mg e 400mg). A dosagem de 600mg, por ser mais forte, é indicada apenas para adultos.

Ibuprofeno em suspensão oral

A apresentação de Ibuprofeno suspensão oral possui uma diferença em relação ao de gotas: o seu conteúdo vem em um frasco para ser retirado por meio de uma seringa dosadora, para que o medicamento seja inserido diretamente na boca do paciente.

A dosagem é de 100mg, em um frasco com 20ml. Adultos e crianças a partir de 6 meses podem usar.

Ibuprofeno: medicamento genérico

Alivium, Advil e Ibupril são nomes de algumas marcas de referência comercializadas com o princípio ativo Ibuprofeno. Apesar de serem mais baratos, os medicamentos genéricos possuem os mesmos componentes dos medicamentos de referência.

Para que serve Ibuprofeno?

Os médicos indicam este medicamento para gripes e resfriados, bem como para outras condições inflamatórias, dolorosas com ou sem febre. Mas afinal, Ibuprofeno é bom para que? As apresentações gotas e suspensão oral são indicadas para:

Já a versão comprimido trata de:

  • Artrite reumatoide
  • Osteoartrite
  • Reumatismo articular
  • Traumas ósseos, além de ser um ótimo analgésico no pós-cirúrgico relacionado à Odontologia, Ginecologia, Ortopedia, Traumatologia e Otorrinolaringologia.

Ibuprofeno: antibiótico ou anti-inflamatório?

O remédio Ibuprofeno é um anti-inflamatório classificado como não esteroidal (AINEs), visto que possui o tripé de ação: anti-inflamatório, analgésico e antitérmico, tratando de diversas condições.

Ibuprofeno possui dipirona?

Apesar de muitas pessoas fazerem confusão, o Ibuprofeno não contém dipirona, visto que estes dois fármacos pertencem a classes diferentes de medicamentos, apesar de ambos combaterem a febre.

Entenda porque utilizar este medicamento

Observe, a seguir, os porquês de utilizarmos o Ibuprofeno:

  • É vendido sem receita, sendo encontrado facilmente nas prateleiras de livre acesso aos clientes.
  • É barato, em relação a outros anti-inflamatórios.
  • É indicado para várias comorbidades, em geral, comuns, como gripes, inflamações e febre.
  • Possui o tripé de alívio: anti-inflamatório, analgésico e antipirético.

Em quantas horas notamos o efeito do Ibuprofeno?

Não há como precisar, exatamente, em quanto tempo o Ibuprofeno começa a agir e, inclusive, esta informação não consta na bula. Porém, por se tratar de um medicamento que, além de ajudar na inflamação, também atua como analgésico e antipirético, seus efeitos costumam ser notados a partir de 40 minutos, até 1 hora.

Ibuprofeno: Como tomar

Vamos citar, a seguir, as recomendações que constam na bula, tanto da suspensão oral quanto em gotas e comprimidos, sobre como tomar Ibuprofeno. De qualquer forma, somente o seu médico saberá prescrever a dose recomendada para o seu caso.

Suspensão oral

Esta apresentação pode ser utilizada tanto em adultos quanto em crianças a partir de 6 meses. A dosagem em crianças é calculada de acordo com peso, a cada 6 e 8 horas, não podendo extrapolar 7ml por dose. Em relação aos adultos, a bula recomenda 7ml, no máximo, 4 vezes ao dia.

Antes de iniciar a administração do medicamento, é preciso que você observe as seguintes instruções:

  • Agite o frasco para que o medicamento seja envolvido completamente. Abra-o, e insira o adaptador na boca do frasco e pressione bem, a fim de que seja totalmente encaixado.
  • Tire a seringa da embalagem e coloque-a no encaixe do adaptador.
  • A fim de que o líquido saia facilmente, vire o frasco de cabeça para baixo e vá preenchendo a seringa com o medicamento até a marca indicada pelo médico, puxando o êmbolo com muito cuidado.
  • Após, basta tirar a seringa do adaptador e levar diretamente à boca. Para facilitar a aplicação, fique com a cabeça inclinada para trás.
  • Em seguida, basta lavar a seringa com água e guardá-la para a próxima administração.

Gotas

  • A posologia da apresentação gotas ocorre de acordo com a dosagem. Sobre o medicamento de 50mg, para crianças a partir de 6 meses, deve-se tomar 1 a 2 gotas/kg de peso, entre 6 e 8 horas, não ultrapassando 40 gotas por dose.
  • Em relação aos adultos, 40 gotas, até 4 vezes ao dia. Vale lembrar que todas essas especificações constam na bula.
  • Já a caixa com 100mg, para crianças a partir de 6 meses, a indicação é de 1 gota/kg de peso, entre 6 e 8 horas, não ultrapassando 20 gotas por dose. Porém, se a criança tiver mais de 30 kg, deve-se tomar, no máximo, 20 gotas, não excedendo 80 gotas por dia.
  • Já os adultos podem tomar entre 20 e 80 gotas, no máximo, 4 vezes ao dia.

Comprimido

Ibuprofeno comprimido deve ser tomado com água. Porém, caso o paciente tenha problemas gastrintestinais, neste caso, ele poderá tomar o medicamento com leite ou durante as refeições, a fim de evitar efeitos indesejados no estômago.

A bula recomenda a posologia de 600mg, de 3 a 4 vezes ao dia. Porém, somente o seu médico saberá prescrever a dosagem correta para a sua enfermidade, podendo ser mais ou menos do que a indicada na bula.

A fim de evitar, ao máximo, efeitos colaterais, não ultrapasse a dose diária total de 3.200mg. Procure utilizar este medicamento com a menor dose, no menor tempo possível.

Contraindicações de uso

Vamos conhecer, a seguir, as contraindicações do medicamento. Separamos a explicação em suspensão oral, gotas e comprimidos.

Suspensão oral e gotas

  • Não tome este medicamento se tiver alergia aos componentes da fórmula.
  • Ibuprofeno é contraindicado para aqueles que possuem úlcera péptica, sangramento gastrintestinal, bem como asma, rinite, urticária, pólipo nasal, angioedema, broncoespasmo e outros sintomas de alergia ocasionados pelo ácido acetilsalicílico, iodeto e outros AINEs.
  • Durante o tratamento, não ingira bebidas alcoólicas.
  • O medicamento não deve ser utilizado por menores de 6 meses de idade.

Comprimido

  • Não tome este medicamento se tiver hipersensibilidade ao Ibuprofeno ou demais excipientes da fórmula.
  • Se você fez uma cirurgia de revascularização do miocárdio, não tome este medicamento para combater a dor perioperatória.
  • Caso você tenha insuficiências renal, hepática ou cardíaca graves, o uso de Ibuprofeno é contraindicado.

Precauções durante o consumo

Observe, a seguir, as precauções gerais, citadas na bula:

  • Tenha cuidado ao administrar este anti-inflamatório, caso tenha asma, visto que o ácido acetilsalicílico pode ocasionar asma sensível, em 10% dos pacientes, inclusive broncoespasmo.
  • Muita cautela, caso você nunca tenha tomado Ibuprofeno, pois podem ocorrer reações anafiláticas.
  • Como este medicamento prolonga o tempo de sangramento, pessoas com problemas de coagulação devem ter cautela ao fazer o seu uso. O remédio acaba inibindo a agregação plaquetária, em menor escala, em relação ao ácido acetilsalicílico.
  • Se você tiver problemas mais sérios, o Ibuprofeno vai acabar disfarçando, visto que ele irá reduzir a febre e a inflamação.
  • Pessoas com lúpus eritematoso sistêmico e doenças do tecido conjuntivo estão mais propensas a terem meningite asséptica com febre e coma (raros casos), durante o uso deste remédio. Porém, vale lembrar que pessoas sem essas doenças também tiveram tais comorbidades.
  • Pode ocorrer a diminuição da hemoglobina em 1g em pessoas que utilizaram até 2.400mg de Ibuprofeno por dia.

Suspensão oral e gotas

Ibuprofeno deve ser utilizado com cautela em pessoas que possuem úlcera péptica, gastrite ou desconforto gástrico. Além disso, pacientes alérgicos a analgésicos e antipiréticos, bem como desidratados devem administrar o medicamento com muito cuidado.

Uso em idosos

Idosos devem ser constantemente monitorados, e a dose administrada (geralmente baixa)vai depender da idade, do funcionamento dos rins e do fígado, bem como do sistema nervoso central. Além disso, o médico vai analisar as demais doenças que o idoso tenha e as medicações já utilizadas.

Uso durante a gravidez e amamentação

Você saberia dizer se grávida pode tomar Ibuprofeno? Não. Um estudo feito em mulheres que estavam no terceiro trimestre de gestação mostrou que os fetos, cujas mães estavam utilizando o medicamento, tiveram malformações cardíacas, como fechamento prematuro do ductus arteriosus. Além disso, as mães tiveram um trabalho de parto mais extenso.

Em relação às mulheres que amamentam, o medicamento também é contraindicado, visto que não há estudos concretos que garantam a segurança para o bebê.

Comprimido

Se você utilizar Ibuprofeno em conjunto com ciclooxigenase 2 (COX-2), por exemplo, podem ocorrer úlceras gastrintestinais e sangramento.

Efeitos cardiovasculares (CV)

Ibuprofeno pode ocasionar trombose, infarto do miocárdio e derrame, em pacientes que utilizarem o medicamento por muito tempo. Por isso a importância de utilizar o medicamento sempre com a menor dose, no menor tempo possível.

Retenção de líquido e edema

Como os AINEs inibem a síntese de prostaglandinas, algumas pessoas podem apresentar retenção de líquidos e edema. Portanto, muito cuidado caso você tenha problemas cardíacos, hipertensão ou outras situações que causem retenção de líquidos.

Efeitos gastrintestinais (GI)

Idosos, pacientes com doenças do coração, que utilizam corticóides, antiplaquetários e que possuem doença gastrintestinal têm mais tendência a terem inflamação, sangramento, ulceração e perfuração do estômago, intestino delgado ou grosso durante o tratamento com o Ibuprofeno.

Efeitos hepáticos

Utilize Ibuprofeno com cautela caso você tenha disfunção hepática ou tenha testes hepáticos anormais, visto que podem ocorrer reações hepáticas mais graves, inclusive icterícia.

O uso do medicamento pode ocasionar, também, elevações limítrofes em um ou mais testes laboratoriais hepáticos (até 15% dos pacientes). Suspenda imediatamente o seu uso caso apresente eosinofilia e rash cutâneo.

Efeitos oftalmológicos

Durante o tratamento com o Ibuprofeno podem ocorrer a diminuição da acuidade visual, visão turva, alterações na "visão em cores". Se ocorrer alguma dessas situações, suspenda o seu uso e faça um exame oftalmológico, como testes de campo visual central e visão de cores.

Reações cutâneas

Dentro do primeiro mês de tratamento, podem ocorrer reações ao medicamento com Eosinofilia, sintomas sistêmicos (DRESS), dermatite esfoliativa, síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica podem surgir durante o primeiro mês de tratamento com Ibuprofeno (raramente).

Interrompa o tratamento caso surjam rash cutâneo e lesões na mucosa, por exemplo.

Efeitos renais

Se você possui tanto o fluxo quanto o volume sanguíneo renal diminuídos, ocasionado por problemas renais, muita cautela ao utilizar o medicamento.

Administre a menor dose, no menor tempo possível, a fim de evitar o agravamento do seu problema, bem como o surgimento de outros, tais como: nefrite intersticial, glomerulite, necrose papilar e síndrome nefrótica.

Estas doenças podem surgir, já que o Ibuprofeno inibe a síntese de prostaglandinas renais, que têm muita importância na manutenção da perfusão renal.

Fertilidade

Ibuprofeno pode atrapalhar o período fértil das mulheres, visto que ele retarda ou impede a ruptura dos folículos ovarianos.

Possíveis reações adversas

Vamos conhecer, agora, as reações adversas do Ibuprofeno nas apresentações: suspensão oral, gotas e comprimidos.

Suspensão oral e gotas

Reações comuns

  • Tontura
  • Rash cutâneo
  • Epigastralgia; enjoos.

Reações incomuns

  • Prurido
  • Dispepsia; obstipação intestinal; anorexia; vômitos; disenteria; gases.
  • Retenção de líquido e sódio.
  • Dor de cabeça; irritação; zumbido.

Reações raras

  • Alergia; eritema multiforme; necrólise epidérmica tóxica; síndromes de Stevens-Johnson e “lupus-like”; urticária; doença do soro; equimoses; fotossensibilidade.
  • Parestesia.
  • Depressão; ansiedade; meningite asséptica; confusão mental; alucinações; alterações de humor; falta de sono.
  • Icterícia; úlceras esofágica, péptica gástrica e duodenal; hepatite medicamentosa; pancreatite aguda; sangramento digestivo.
  • Insuficiência renal; necroses tubular aguda e de papila renal; cistite; hematúria; poliúria.
  • Anemia hemolítica; pancitopenia; hipoplasia medular; anemia; trombocitopenia; leucopenia; agranulocitose; eosinofilia.
  • Diplopia; redução de acuidade visual; hiperemia ocular; xeroftalmia.
  • Diminuição da acuidade auditiva; inflamação da mucosa nasal; epistaxe; edema de glote; xerostomia.
  • Pressão alta; infarto agudo do miocárdio; arritmia; taquicardia; palpitações; insuficiência cardíaca; AVC; vasculite.
  • Broncoespasmo; sibilância; dispneia; dor torácica.

Comprimido

  • Cistite e rinite.
  • Agranulocitose, anemia aplástica, eosinofilia, anemia hemolítica, neutropenia, pancitopenia, trombocitopenia com ou sem púrpura.
  • Inibição da agregação plaquetária.
  • Reações anafiláticas.
  • Falta de apetite e retenção de líquidos.
  • Confusão, depressão, labilidade emocional, insônia e nervosismo.
  • Meningite asséptica com febre e coma, convulsões, tontura, dores de cabeça, sonolência.
  • Ambliopia, visão embaçada e/ou diminuída, alterações na visão de cores e olhos secos.
  • Perda da audição e zumbido.
  • Insuficiência cardíaca em pacientes com função cardíaca limitada e palpitações.
  • Pressão baixa pressão alta.
  • Broncoespasmo e dispneia.
  • Cólicas e desconforto abdominal, constipação, disenteria, boca seca, duodenite, dispepsia, dor epigástrica, eructação, gases, úlcera gástrica ou duodenal com sangramento e/ou perfuração, gastrite, hemorragia gastrintestinal, úlcera gengival, hematemese, indigestão, melena, náuseas, esofagite, pancreatite, inflamação do intestino delgado ou grosso, vômito.
  • Úlcera e perfuração nos intestinos delgado e grosso.
  • Insuficiência hepática, necrose hepática, hepatite, síndrome hepatorrenal, icterícia.
  • PEGA, alopecia, DRESS, eritema multiforme, dermatite esfoliativa, síndrome de Lyell, reações de fotossensibilidade, prurido, rash, síndrome de Stevens-Johnson, urticária e erupções vesículo-bolhosas.
  • Insuficiência renal aguda, azotemia, glomerulite, hematúria, poliúria, necrose papilar renal, necrose tubular.
  • Nefrite túbulo-intersticial, síndrome nefrótica e glomerulonefrite de lesão mínima.
  • Edema
  • Diminuição da hemoglobina, hematócrito e do clearance de creatinina; teste de função hepática anormal.
  • Tempo de sangramento prolongado.

Ibuprofeno faz o fluxo menstrual diminuir?

A bula não cita, como efeitos colaterais do Ibuprofeno, a diminuição do fluxo menstrual. Ele é utilizado para diminuir as cólicas menstruais. Na dúvida, consulte o seu médico.

Ibuprofeno pode dar sono?

O remédio Ibuprofeno dá sono sim, visto que, dentre os efeitos colaterais, consta a sonolência. Converse com o seu médico a possibilidade de mudar a dose ou suspender o seu uso, caso esta reação esteja atrapalhando o seu dia a dia.

Cuidados com superdosagem

Se você tiver uma superdosagem de Ibuprofeno, algumas ações podem ser feitas, porém, o que vai determinar o tratamento é a apresentação administrada (se foi suspensão oral, gotas ou comprimidos), a quantidade ingerida, bem como as reações.

Vertigem, nistagmo, apneia, inconsciência, hipotensão, insuficiência respiratória, náuseas, vômitos, tontura, perda da consciência e depressão do Sistema Nervoso Central são algumas reações que podem aparecer após uma superdosagem.

Dentre as medidas de desintoxicação, estão: o esvaziamento gástrico pela indução de vômito, lavagem gástrica, utilização de carvão ativado ou correção dos eletrólitos séricos.

Atenção às interações medicamentosas

  • Não utilize Ibuprofeno concomitantemente com corticóides, visto que pode desencadear uma úlcera gástrica.
  • O medicamento não deve ser administrado em conjunto com furosemida e tiazídicos, visto que pode haver uma diminuição do efeito diurético dessas drogas.
  • O remédio tem seu efeito aumentado, se for utilizado em concomitantemente com medicamentos à base de probenecida.
  • É contraindicado o uso de hormônios tireoidianos durante o uso de anti-inflamatórios.
  • Anticoagulantes orais (heparina) são contraindicados, pois ao serem utilizados junto com o Ibuprofeno, acabam tendo aumentados: os seus efeitos, a concentração sanguínea de lítio e a atividade antiagregante plaquetária.

Além das interações mencionadas acima, não tome Ibuprofeno e os medicamentos listados a seguir ao mesmo tempo:

  • Ácido acetilsalicílico
  • Paracetamol
  • Colchicina
  • Iodetos
  • Fotossensibilizantes
  • Outros anti-inflamatórios não esteroidais
  • Corticotrofina
  • Uroquinase
  • Hipoglicemiantes orais ou insulina
  • Anti-hipertensivos e diuréticos
  • Ácido valpróico
  • Plicamicina
  • Sais de ouro
  • Ciclosporina
  • Lítio
  • Inibidores da ECA
  • Inibidores de agregação plaquetária
  • Cardiotônicos digitálicos
  • Digoxina e metotrexato.

Ibuprofeno pode cortar o efeito do anticoncepcional?

Segunda a bula, não consta nenhuma informação sobre a interação do Ibuprofeno com anticoncepcionais. Se tiver dúvida, converse com o seu médico. Somente ele poderá esclarecer possíveis dúvidas.

Confira online a bula: Ibuprofeno

Ficou com alguma dúvida e quer saber mais a respeito do Ibuprofeno? Saiba mais sobre os efeitos colaterais, precauções, indicações, posologia entre outras informações acerca deste medicamento, acessando a bula online! É rápido e prático!

Preciso de receita para comprá-lo?

Para comprar o Ibuprofeno, não é exigida a receita, tanto que o medicamento fica disponível para o cliente nas prateleiras de livre acesso. De qualquer forma, não tome nenhum medicamento sem o conhecimento de seu médico.

Denominação Comum Brasileira do Ibuprofeno

Ibuprofeno está na lista dos fármacos aprovados pela Anvisa. Conheça, a seguir, a sua classificação na Denominação Comum Brasileira (DCB):

Nº DCB 04766
Denominação Comum Brasileira Ibuprofeno
Nº CAS 15687-27-1
Classificação INF
Histórico Consolidada pela Resolução - RDC nº 469, de 23 de fevereiro de 2021

Alergênicos

Ibuprofeno não contém compostos alergênicos, pois não há essa informação na bula. Entretanto, a fim de evitar quaisquer imprevistos, converse com o seu médico sobre suas alergias, para que ele analise se você pode ou não usar este medicamento.

Ibuprofeno: é na Drogarias Pacheco

No site da Drogarias Pacheco, você compra este e outros medicamentos no conforto do seu lar e ainda pode pagar menos com o de “desconto convênio”. Para saber mais acesse nossa página de desconto e confira as regras.

Livelo

Livelo

R$1,00 = 1 ponto LIVELO

*Apenas compra pelo hotsite, exceto medicamentos.

Confira as Regras Logo Livelo