Tylex é um analgésico utilizado para amenizar dores de variadas intensidades decorrentes de traumatismos, bem como no tratamento de dores na coluna e nas articulações, e até mesmo após cirurgias.
Produtos encontrados: 4 Resultado da Pesquisa por: tylex em 4 ms
Produtos selecionados para comparar: 0Comparar
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
Produtos encontrados: 4 Resultado da Pesquisa por: tylex em 4 ms
Produtos selecionados para comparar: 0Comparar
Tylex: o que é o remédio?
O remédio Tylex é um potente analgésico, pois alivia dores causadas por entorses, luxações, contusões, distensões e fraturas. Além disso, ele é bastante indicado após extração de dente e em procedimentos pós-cirúrgicos.
-
Tylex 7,5mg
-
Tylex 30mg
Tylex possui uma versão genérica?
Sim, o Tylex genérico está disponível no mercado com o seguinte nome: Paracetamol 500mg Fosfato de Codeína 30mg. Ele é vendido nas mesmas dosagens do Tylex, em comprimidos (caixas com 12 e 24 comprimidos) e suspensão oral
Para que serve Tylex?
Tylex tem indicação para tratar de dores leves até as mais intensas, provenientes de traumas, problemas na coluna, entre outras comorbidades. Tudo isso é possível graças à Codeína, um opióide semelhante à morfina, que age diretamente no Sistema Nervoso Central, aliviando as dores rapidamente.
Tylex é anti-inflamatório ou não?
O remédio Tylex não é um anti-inflamatório. Ele é um analgésico, ou seja, age somente na dor. O diferencial dele é que, além de conter Paracetamol, ele possui Codeína, que reforça a ação da analgesia.
Vantagens de usar Tylex
A vantagem do Tylex é a Codeína em sua composição. O fármaco reforça a ação analgésica do Paracetamol, visto que sua fórmula é semelhante à morfina. Portanto, Tylex é indicado para dores mais severas, pois ele atua no Sistema Nervoso Central.
Tempo de efeito
A ação analgésica de Tylex é rápida. Após a administração oral, o medicamento começa a ser absorvido pelo organismo (a partir de 30 minutos) e, após 1 hora, ele já foi absorvido por completo, e o paciente já é capaz de sentir uma melhora.
Modo de uso do medicamento
Tylex é prescrito de acordo com a comorbidade do paciente, e a posologia varia também. O comprimido deve ser engolido inteiro (não mastigue ou parta), com um pouco de líquido.
De acordo com a bula, seu modo de uso poderá ser o seguinte:
- Comprimidos de 7,5 mg = 1 comprimido a cada 4 horas.
- Comprimidos de 30 mg = 1 comprimido a cada 4 horas.
Pode-se tomar também 2 comprimidos a cada 6 horas, caso o paciente esteja com dores intensas ou resultantes de cirurgias, traumatismos e até câncer. Apesar desta dosagem um pouco maior, é importante não ultrapassar 8 comprimidos ao dia, independente da dosagem. A dose máxima diária deverá ser a seguinte, em adultos:
- Fosfato de codeína 240 mg por dia
- Paracetamol 4000 mg por dia.
Remédio não indicado para:
Listamos, a seguir, alguns cuidados ao administrar o Tylex. Vale lembrar que, de qualquer forma, o medicamento não deve ser usado em pessoas alérgicas ao paracetamol, codeína ou outros derivados da fórmula.
- Menores de 12 anos não devem utilizar a codeína para dor.
- Menores de 18 anos que fizeram cirurgias de tonsilectomia e/ou adenoidectomia não devem usar a codeína para dor.
- Pessoas que possuem metabolizadores ultrarrápidos de CYP2D6, não podem usar Tylez, visto que a codeína é transformada no seu metabólito ativo completamente e mais rápido do que em outras pessoas. Se isso acontecer, a pessoa pode apresentar sonolência extrema, confusão ou respiração superficial.
- Como o medicamento é excretado no leite, as lactantes não devem fazer o uso de Tylex.
Precauções e cuidados
Vamos conhecer, abaixo, alguns cuidados que os pacientes devem ter ao utilizar o Tylex. Começaremos pela codeína:
- Pacientes com metabolizadores ultrarrápidos de codeína não devem utilizar a codeína, pois pode ser fatal. Como o organismo dessas pessoas converte a codeína em seu metabólito ativo mais rapidamente, isso gera níveis sanguíneos de morfina elevados, ocasionando depressão respiratória, sonolência extrema, confusão ou respiração superficial.
- A codeína não deve ser ingerida por um longo tempo. Se usada de maneira indiscriminada, ela pode trazer tolerância e dependência psicológica e/ou física.
- Muito cuidado ao administrar a codeína caso você tenha distúrbios convulsivos, lesões na cabeça e pressão intracraniana elevada.
- Informe ao seu médico caso você tenha asma, edema pulmonar, doença obstrutiva das vias aéreas, depressão respiratória aguda, doença pulmonar grave, obesidade, apneia obstrutiva do sono ou distúrbios obstrutivos do intestino, pois a codeína deverá ser administrada com muita cautela.
- A codeína não deve ser administrada junto com medicamentos serotoninérgicos. A junção de tais medicamentos pode ocasionar dor abdominal ou problemas respiratórios.
- Informe ao seu médico caso você tenha problemas nos rins ou fígado. Só ele poderá avaliar os riscos e benefícios.
- Confusão, respiração superficial e sonolência extrema são sinais de toxicidade. Interrompa o medicamento imediatamente.
- É proibido a ingestão de álcool durante o tratamento, pois a interação pode agravar a sedação, além de ocasionar depressão respiratória e coma, levando à morte.
- Vômitos, anorexia, fadiga, fraqueza, tontura e hipotensão são sinais de insuficiência adrenal. Suspenda imediatamente o medicamento.
- Baixo desejo sexual, impotência, disfunção erétil, amenorreia e infertilidade são sinais de deficiência de androgênio. Converse com o seu médico sobre uma alternativa para o tratamento.
- Caso você tenha síndromes da apneia do sono e hipóxia, converse com o seu médico antes de iniciar o tratamento, pois os sintomas podem se agravar.
- Muito cuidado com doses elevadas de codeína, pois elas podem trazer sensibilidade exagerada à dor).
Vamos, agora, às precauções acerca do Paracetamol:
- Doses elevadas de paracetamol ocasionam problemas no fígado.
- Caso faça uso de álcool, questione o seu médico se há alguma interação com o paracetamol.
- Caso você tenha alguma doença no fígado, converse com o seu médico antes de iniciar o tratamento.
- Pustulose exantemática generalizada aguda, Síndrome de Stevens Johnson e necrólise epidérmica tóxica podem surgir (raro) durante o uso de Paracetamol. Interrompa o tratamento, caso surjam tais sintomas.
- Caso utilize mais medicamentos, observe se suas fórmulas contêm paracetamol. Caso sim, converse com seu médico, pois não é recomendado, visto que o fármaco pode exceder o limite máximo diário, tendo, portanto, uma overdose de paracetamol.
Grávida
Grávidas não podem utilizar Tylex. Em caso de dúvidas, converse com o seu médico e, caso seja realmente necessário, somente ele poderá avaliar os riscos e benefícios.
Estudos concluíram que a codeína ultrapassa a placenta, e que estes bebês expostos desenvolveram a síndrome de abstinência neonatal após o nascimento; já outros tiveram um infarto cerebral.
Já o paracetamol, sozinho, não afeta o bebê, apesar de também ultrapassar a placenta e atingir o feto em 30 minutos, sendo metabolizado por conjugação com sulfato fetal.
Lactação
O medicamento Tylex é contraindicado para mulheres que estejam amamentando. O paracetamol não traz riscos, pois é eliminado no leite materno em concentrações baixas (0,1% a 1,85%), entretanto, em relação à codeína, não há estudos que garantam a segurança para o bebê.
Dirigir veículos e máquinas
Como a codeína pode ocasionar sonolência, como efeito colateral, caso você tenha esse sintoma, evite dirigir ou operar máquinas.
Efeitos colaterais do Tylex
Listamos, abaixo, os efeitos colaterais mais relatados:
- Constipação
- Boca seca
- Vômito
- Enjoo
- Tontura
- Sonolência
- Suor em excesso
Agora, vejamos os efeitos colaterais raros, relatados na pós-comercialização:
- Dor abdominal
- Dispepsia
- Reação anafilática
- Reação alérgica
- Aumento de transaminases
- Cefaléias
- Sedação
- Agitação
- Dependência
- Síndrome de retirada do medicamento
- Humor eufórico
- Broncoespasmo
- Falta de ar
- Depressão respiratória
- Vermelhidão da pele
- Angioedema
- Dermatite
- Manchas avermelhadas ou amarronzadas na pele
- Prurido
- Erupção cutânea e erupção cutânea pruriginosa
- Urticária
Tylex pode dar sono?
O medicamento dá sono, pois consta na bula do Tylex, como efeito colateral, a sonolência. Caso você tenha esse sintoma, tenha cuidado, ainda mais se você trabalhar operando máquinas ou dirigindo. E qualquer dúvida, converse com o seu médico.
Cuidados com a superdosagem
Vamos conhecer, abaixo, o que pode acontecer se você tomar uma dose maior do que a indicada.
Excesso de codeína
- Parada cardiorrespiratória
- Edema cerebral
- Coma
- Estado confusional
- Convulsão
- Pressão baixa
- Hipóxia
- Íleo paralítico
- Miose
- Insuficiência renal
- Depressão respiratória e insuficiência respiratória
- Letargia
- Vômito
- Agitação e convulsões (crianças e jovens).
Excesso de paracetamol
- Falta de apetite.
- Vômito, enjoo, desconforto abdominal.
- Necrose hepática, insuficiência hepática aguda, icterícia, hepatomegalia, desconforto hepático.
- Palidez, excesso de suor, mal-estar.
- Aumento de bilirrubina sérica, de enzimas hepáticas, da proporção do índice de normatização internacional (INR), do tempo de protrombina prolongado, do fosfato sérico e do lactato sérico.
- Sepse, infecções fúngicas e bacterianas.
- Coagulação intravascular disseminada, coagulopatia, trombocitopenia.
- Glicose baixa, hipofosfatemia, acidose metabólica, acidose láctica.
- Coma, encefalopatia, edema cerebral.
- Cardiomiopatia.
- Pressão baixa.
- Insuficiência respiratória.
- Pancreatite, hemorragia gastrintestinal.
- Insuficiência renal aguda.
- Falência múltipla de órgãos.
- Anemia hemolítica.
Interações medicamentosas do Tylex
Caso inicie o tratamento com Tylex, converse antes com o seu médico sobre todos os medicamentos em uso, visto que eles podem conflitar com Tylex, ocasionando alguns malefícios. Confira:
- Depressores do SNC: Barbitúricos, hidrato de cloral, benzodiazepínicos, fenotiazinas, álcool e relaxantes musculares são medicamentos que podem causar depressões aditiva e respiratória.
- Analgésicos opióides: Depressão aditiva, depressão respiratória e efeitos hipotensores podem ser causados pelo uso de receptores opióides.
- Inibidores de CYP2D6: Quinidina, metadona e paroxetina, se usadas em conjunto com o Tylex, podem trazer, como consequência, a diminuição das concentrações plasmáticas de morfina, diminuindo o efeito da codeína.
- Medicamentos serotoninérgicos: Inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs), inibidores seletivos de recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRSNs), antidepressivos tricíclicos (ADTs), triptanos, antagonistas dos receptores 5-HT3, mirtazapina, trazodona, tramadol e inibidores da monoaminoxidase (MAO) podem ocasionar a síndrome da serotonina.
- Compostos semelhantes à varfarina: O paracetamol pode potencializar os efeitos anticoagulantes da varfarina, apesar de que há um pequeno efeito no índice de normatização internacional (INR) em pacientes que utilizam varfarina.
- Flucloxacilina: Sepse, anormalidades da função renal e desnutrição foram relatadas em mulheres idosas, em decorrência da acidose metabólica de alto gap aniônico.
Tylex: Bula para você acessar online
Por meio da bula Tylex, disponível virtualmente, você poderá ficar por dentro de todas as informações do medicamento, tais como as indicações, posologia, reações adversas e muito mais. Basta clicar no link, que você será direcionado para uma página com a bula em formato PDF.
Tylex precisa de receita para ser comprado?
Para comprar Tylex, são necessárias duas vias de receita branca comum, visto que uma delas ficará com o paciente, e a outra, retida com o farmacêutico, para fins de controle. Atualmente, este controle tem sido feito, pois as pessoas vêm se automedicando e, no caso da codeína, esta pode levar à dependência química.
Tylex e sua composição
Vejamos, a seguir, a composição do Tylex, tando de 7,5mg quanto de 30mg:
Cada cápsula de Tylex 7,5 mg possui:
- Paracetamol: 500 mg
- Fosfato de codeína: 7,5 mg
- Paracetamol: 500 mg
- Fosfato de codeína: 30 mg
Excipientes: Amido, bissulfito de sódio, celulose em pó, docusato de sódio/benzoato de sódio e estearato de magnésio.
Qual é o princípio ativo do Tylex?
Tylex possui dois princípios ativos em sua composição: Paracetamol e Codeína. Os fármacos se complementam, visto que os dois são analgésicos. A diferença é que a Codeína funciona como morfina, atuando no Sistema Nervoso Central e ajudando em casos mais graves de dor intensa.
Compostos alergênicos presentes
Não há menção, na bula, acerca de compostos alergênicos. Em todo o caso, vale a pena conversar com o seu médico e explicar todos os seus medicamentos utilizados, bem como alergias. Só assim, ele saberá como prescrever o Tylex, observando todas as ressalvas.
Garanta seu Tylex na Drogarias Pacheco
Procurando por Tylex? Na Drogarias Pacheco você encontra. Confira nosso catálogo deste medicamento.
Além disso, você pode conseguir um precinho melhor com seus convênios. Confira as regras!