Metronidazol é um medicamento antimicrobiano, com ação antibiótica, utilizado para tratar doenças bacterianas ou protozoárias. Ele está disponível em comprimidos, creme vaginal e solução injetável.
Produtos encontrados: 27 Resultado da Pesquisa por: metronidazol em 29 ms
Produtos selecionados para comparar: 0Comparar
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Bio-Vagin 62,5mg/g + 25.000UI/g + 1,25mg/g Adium 40g Creme + 10 AplicadoresVocê possui o melhor preço
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
-
Carregando, aguarde
Adicionado
Produtos encontrados: 27 Resultado da Pesquisa por: metronidazol em 29 ms
Produtos selecionados para comparar: 0Comparar
Conheça mais sobre o que é o remédio Metronidazol
Metronidazol cuida da saúde de mulheres que estão com infecções ginecológicas, cujo papanicolau testou positivo para tricomoníase, vaginites, amebíase, giardíase e outras bactérias anaeróbicas. Os parceiros dessas mulheres também podem fazer o tratamento com Metronidazol comprimido.
-
Metronidazol 250 mg
-
Metronidazol 400mg
-
Metronidazol 500mg pomada
-
Metronidazol 100mg gel
Metronidazol em pomada
Metronidazol pomada é vendido em caixas contendo uma bisnaga de 50g e 10 aplicadores descartáveis. A quantidade é exata para os 10 aplicadores, e seu uso ocorre, exclusivamente, por via vaginal, tratando de inflamações causadas por tricomoníase.
Metronidazol em comprimido
Metronidazol comprimido é utilizado por mulheres que estão tratando tricomoníase, vaginites, amebíase, giardíase, entre outras bactérias anaeróbicas.
Além disso, seus parceiros podem se beneficiar do medicamento, tomando-o, em dose única, a fim de combater a doença do casal. Ele vem em caixas com 250mg e 400mg.
Há uma opção genérica de Metronidazol?
Metronidazol é o princípio ativo e também já é um medicamento genérico. Medicamentos de referência como Flagyl e Rozex, por exemplo, são alguns dos nomes disponíveis no mercado que trazem o Metronidazol como princípio ativo.
Além disso, o fármaco é fabricado por diversos laboratórios e os preços variam. Vale lembrar que, independente da patente, tanto o original quanto o genérico possuem os mesmos componentes.
Para que serve Metronidazol?
Metronidazol: para que serve: Ele atua no organismo de forma rápida, aliviando os sintomas causados pelas seguintes doenças:
- Tricomoníase;
- Vaginites por Gardnerella vaginalis;
- Giardíase;
- Amebíase;
- Para combater e prevenir Bacteroides fragilis, bem como Fusobacterium sp, Clostridium sp, Eubacterium sp e cocos anaeróbios.
- Se houver suspeita ou comprovação de anaeróbios pós-cirurgia, Metronidazol é indicado para tratamento e profilaxia.
- Candidíase vaginal, quando associado com Nistatina.
Metronidazol trata, na maioria dos casos, de problemas ginecológicos. Entretanto, segundo a bula, o médico pode indicar Metronidazol comprimido para o parceiro, em dose única, a fim de tratar a doença do casal.
Metronidazol é antibiótico?
Metronidazol é um antimicrobiano que trata infecções e que possui ação antibiótica em sua fórmula. Para comprar Metronidazol, é necessária a retenção da receita, justamente por conter antibiótico.
Diferenciais do medicamento
Fácil de encontrar, barato e disponível em comprimidos, creme vaginal e até Metronidazol injetável. O médico tem a facilidade de receitar a administração que melhor se adequar ao paciente, além de possuir poucas reações em relação aos outros medicamentos para o mesmo fim.
Por outro lado, devido à diversidade de fabricantes do Metronidazol, o paciente tem a opção de escolher o laboratório que mais goste ou até mesmo o mais barato.
Metronidazol faz efeito em quantos dias?
Converse sempre com o seu médico e tire todas as dúvidas acerca da administração do Metronidazol. Só ele é capaz de indicar o medicamento correto para a enfermidade. Sobre o tempo de efeito, a bula não diz a partir de quantos dias o paciente terá uma melhora, entretanto, sua absorção é rápida e a duração do tratamento é entre 5 e 10 dias, em média.
Tempo de efeito do Metronidazol pomada
Metronidazol pomada age no organismo entre 8 e 12 horas após a sua administração. Segundo a bula, dependendo da doença em tratamento, Metronidazol pomada deve ser utilizado por um período entre 7 e 10 dias.
Tempo de efeito do Metronidazol comprimido
Metronidazol comprimido começa a fazer efeito 1 hora após a ingestão (80% do medicamento). Em duas horas o medicamento já foi completamente absorvido.
Metronidazol pode ser indicado para os parceiros das mulheres em tratamento (dose única) e, dependendo da dose e doença, a posologia varia entre 2 a 4 vezes ao dia, entre 5 e 10 dias, em média.
Metronidazol: como usar
Como tomar Metronidazol? O medicamento em comprimido deve ser deglutido com um pouco de líquido, inteiro, sem mastigar ou partir. Siga a posologia do Metronidzaol indicada pelo seu médico.
Já para a utilização do Metronidazol creme vaginal, há algumas instruções. São elas:
- Primeiramente, destaque um aplicador, remova a tampa da bisnaga e insira o aplicador no bico da bisnaga.
- Com uma mão, segure a bisnaga, e com a outra, puxe o êmbolo até o final da cânula do aplicador.
- Aperte a base da bisnaga para preencher a cânula do aplicador, até a trava. É importante apertar devagar a bisnaga para que não haja desperdício do produto.
- Retire o aplicador e feche a bisnaga rapidamente..
- Deitada e com as pernas elevadas, insira o aplicador na cavidade vaginal, o mais fundo que puder, e esvazie o aplicador.
- Descarte o aplicador. Quando for fazer uma nova inserção, utilize um novo aplicador.
- Faça as aplicações de noite, na hora de deitar, a fim de que o medicamento permaneça no organismo o maior tempo possível.
Quais são suas contraindicações?
Metronidazol é contraindicado para menores de 12 anos e quem possui alergia ao medicamento, bem como aos demais componentes da fórmula. Vale lembrar que o Metronidazol pomada não deve ser utilizado por homens.
Precauções ao usar
Pacientes que fizerem uso prolongado de Metronidazol devem ser acompanhados rigorosamente pelo médico, visto que podem acontecer algumas alterações no exame de sangue. As observações são as seguintes:
- Deve-se avaliar os níveis hematológicos, bem como os leucócitos. Procure imediatamente o seu médico, caso tenha sinais de neuropatia central ou periférica, como parestesia, ataxia, vertigem e crises convulsivas.
- É comum que o Metronidazol deixe a urina um pouco escura, devido aos metabólitos.
- Metronidazol e álcool: Pode ocorrer o efeito antabuse, caso o paciente consuma bebidas ou medicamentos que contenham álcool durante o tratamento e, pelo menos, 1 dia após o término.
- Pacientes com Síndrome de Cockayne tiveram problemas no fígado (insuficiência hepática aguda, hepatotoxicidade) ao utilizar Metronidazol. Portanto, esses pacientes não devem usar o fármaco, a não ser que não haja outra alternativa. Nesses casos, converse com o seu médico se aparecerem sintomas como: dor abdominal constante, anorexia, náusea, vômito, febre, mal-estar, fadiga, icterícia, urina escurecida ou coceira.
- Se aparecerem sintomas como: reações cutâneas bolhosas severas, como síndrome de Stevens Johnson (SSJ), necrólise epidérmica tóxica (NET) ou pustulose exantemática generalizada aguda (PEGA), o tratamento deve ser interrompido imediatamente.
- Metronidazol deve ser administrado com cuidado em pacientes com encefalopatia hepática.
- Pacientes com doença severa, ativa ou crônica, do sistema nervoso central e periférico devem usar Metronidazol com muita cautela, por causa do possível agravamento do quadro neurológico.
- Confusão mental, vertigem, alucinações, convulsões ou distúrbios visuais podem ocorrer durante o tratamento com Metronidazol. Se você tiver algum desses sintomas, não dirija nem opere máquinas.
- Em relação ao Metronidazol pomada, se o ciclo menstrual da mulher estiver próximo, é indicado que o tratamento tenha início apenas após o término do fluxo, porém, se a menstruação vir durante o uso do fármaco, não há problema. O medicamento deve ser utilizado até o fim do tratamento.
Metronidazol, na gravidez, causa problemas?
Grávida pode usar pomada Metronidazol? Nenhum medicamento deve ser utilizado sem o conhecimento de seu médico, e na gravidez ainda é mais crítico.
A bula cita que o Metronidazol (tanto comprimido quanto a pomada) representa risco B durante a gravidez. Em outras palavras, não é possível garantir a segurança do feto, visto que o medicamento atinge a placenta, e não há estudos sobre os seus efeitos na criança.
Efeitos colaterais do Metronidazol
Os efeitos colaterais listados a seguir foram informados por aqueles que utilizaram Metronidazol, mas não significa que todos terão todos os sintomas. É dever da bula discriminar tudo que o paciente sentiu durante o seu uso. Mas lembre-se: cada organismo é único,e converse com seu médico caso sinta algum destes ou outros sintomas.
- Febre;
- Dor epigástrica, náusea, vômito, diarreia, mucosite oral, alterações no paladar, anorexia, pancreatite reversível, descoloração da língua/sensação áspera;
- Angioedema, choque anafilático.
- Neuropatia sensorial periférica, dores de cabeça, convulsões, vertigem, encefalopatia, síndrome cerebelar subaguda (ataxia, disartria, alteração da marcha, nistagmo e tremor); meningite asséptica;
- Confusão mental e alucinações, estado depressivo;
- Diplopia, miopia, visão borrada, diminuição da acuidade visual e alteração da visualização das cores; neuropatia óptica/neurite;
- Perda da audição (incluindo neurossensorial), tinido;
- Agranulocitose, neutropenia e trombocitopenia;
- Aumento das enzimas hepáticas (AST, ALT, fosfatase alcalina), hepatite colestática ou mista e lesão hepatocelular, algumas vezes com icterícia. Além disso, pacientes que utilizaram Metronidazol junto com outros antibióticos apresentaram falência do fígado, precisando de transplante;
- Rash, prurido, rubor, urticária, erupções pustulosas, pustulose exantemática generalizada aguda , erupção fixa medicamentosa, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica.
Atenção à superdosagem
O Disque-Intoxicação é um serviço telefônico gratuito, que existe com o intuito de orientar pacientes que sofreram uma superdosagem de quaisquer medicamentos, seja por acidente ou por tentativa de suicídio.
Se você tomou uma dose de Metronidazol muito maior do que a indicada e estiver com vômito, ataxia e leve desorientação, entre em contato com o seu médico ou ligue para o Disque-Intoxicação (0800 722 6001).
Interações medicamentosas para se ter ciência
As interações medicamentos com o Metronidazol são as seguintes:
- Álcool: Rubor, vômito e taquicardia podem aparecer em pacientes que utilizarem bebidas e medicamentos que contenham álcool, por conta do efeito antabuse. Deve-se, portanto, evitar o álcool durante e 1 dia após o término do tratamento.
- Dissulfiram: Reações psicóticas podem aparecer em pacientes que fazem uso de Metronidazol e Dissulfiram ao mesmo tempo.
- Terapia com anticoagulante oral: O risco de hemorragia aumenta por conta da potencialização do anticoagulante, visto que diminui o catabolismo hepático.
- Lítio: Os níveis plasmáticos de lítio, creatinina e eletrólitos devem ser constantemente monitorados por pacientes que fazem uso de Metronidazol e lítio.
- Ciclosporina: Os níveis plasmáticos de ciclosporina devem ser monitorados constantemente, visto que podem aumentar por conta do uso de Metronidazol.
- Fenitoína ou fenobarbital: O aumento da eliminação do medicamento faz com que os níveis plasmáticos sejam reduzidos.
- Fluoruracila: Pode diminuir o clearance do 5-fluoruracila, aumentando a sua toxicidade.
- Bussulfano: Os níveis plasmáticos de bussulfano podem ser aumentados durante o uso de Metronidazol, causando uma severa toxicidade do bussulfano.
Metronidazol pode cortar o efeito do anticoncepcional?
Antes de iniciar o tratamento com Metronidazol, converse com o seu médico sobre todos os medicamentos utilizados e possíveis interferências. Sobre o fato de o Metronidazol cortar o efeito do anticoncepcional, não há estudos acerca disso e nem sequer é mencionado na bula.
Consulte a bula do Metronidazol online
A bula online do Metronidazol é a mesma encontrada dentro da caixa do medicamento, com a praticidade de poder consultá-la na hora que quiser. Caso surjam dúvidas acerca do uso do Metronidazol, clique no link e visualize a bula.
Metronidazol vende sem receita?
Metronidazol só pode ser vendido por meio de duas vias brancas da receita, sendo que uma delas ficará retida na farmácia, pelo fato de o medicamento conter antibiótico.
Denominação Comum Brasileira
Vamos conhecer a classificação do Metronidazol listada na Denominação Comum Brasileira (DCB):
Nº DCB | 05902 |
---|---|
Denominação Comum Brasileira | Metronidazol |
Nº CAS | 443-48-1 |
Classificação | INF |
Histórico | Consolidada pela Resolução - RDC nº 469, de 23 de fevereiro de 2021 |
Itens alergênicos na composição
Não há itens alergênicos do Metronidazol citados na bula. De qualquer forma, consulte seu médico sempre enquanto estiver fazendo o tratamento com Metronidazol, por conta das reações e interações medicamentosas.
Metronidazol é na Drogarias Pacheco
Procurando por Metronidazol ? Na Drogarias Pacheco você garante o seu. Confira nosso catálogo deste medicamento.
Além disso, você pode conseguir um precinho melhor com seus convênios. Confira as regras!