Vacina Herpes-Zóster
A vacina herpes-zóster previne contra a doença herpes zóster, popularmente conhecida como “cobreiro”. Essa vacina é indicada para individuos com mais de 50 anos e, atualmente, é oferecida apenas na rede privada. A vacinação contra herpes zóster é fundamental. Por isso, as Drogarias Pacheco disponibilizam para você e para sua família a opção de agendamento online para a vacina herpes zoster.
Parcele sua compra em até 10x s/ juros.
-
Valor
R$ 906,18* Aplicação inclusa
-
Tempo de exame
20 minutos Em média
-
Recomendado Para:
-
Não Recomendado Para:
-
Vias de Administração
-
Reações Comuns:
-
Grávidas
-
Febre
-
Aplicação
-
Eficácia
Do que você estará protegido?
A vacina protege contra o herpes-zóster (HZ), causado pela reativação do vírus varicela-zóster, latente no organismo após infecção prévia.
Herpes-Zóster
A dor relacionada ao herpes-zóster pode ser extremamente forte e prejudicial ao paciente.
Nível da dor reportada em diferentes patologias
Nível de Dor | Tipos de Dores |
---|---|
5
|
Dor crônica relacionada a câncer
|
10
|
Artrite reumatoide, Mucosite
|
15
|
Dor músculo esquelética, Dor de parto
|
20
|
Herpes-Zóster
|
25
|
Dor de cabeça aguda, Fibromialgia
|
30
|
Histerectomia abdominal
|
Sintomas
A irritação na pele causada pela herpes-zóster causa erupções fortes e profundas na pele.
Onde mais causam as irritações:
Torácico
|
56%
|
Lombar
|
13%
|
Craniano
|
13%
|
Cervical
|
11%
|
Sacral
|
4%
|
Quas vacinas podem ser aplicadas junto com a da Herpes-Zóster
Já pensou em vacinarcom as Drogarias Pacheco?
- A partir de 50 pessoas
- Vacina contra a gripe e outras patologias
- Descontos para grupos maiores
Entenda mais sobre a Vacina da Herpes-Zóster
-
Existe campanha de vacinação?
Resposta Correta!
A vacina contra a herpes-zóster não está disponível na rede pública, mas a Drogaria São Paulo disponibiliza essa vacina para os seus clientes, com preços especiais e agendamento online. Confira!
A resposta correta é Sim!
A vacina contra a herpes-zóster não está disponível na rede pública, mas a Drogaria São Paulo disponibiliza essa vacina para os seus clientes, com preços especiais e agendamento online. Confira!
-
Quem toma a vacina pode ficar doente?
Resposta Correta!
Como com qualquer vacina, a vacina contra a herpes-zóster pode não proteger 100% dos indivíduos vacinados. Mas é importante reforçar: a vacina não causa a doença.
A resposta correta é Sim!
Como com qualquer vacina, a vacina pneumocócica pode não proteger 100% das pessoas vacinadas. Mas é importante reforçar: a vacina não causa a doença.
-
A vacina da Herpes-Zóster é pra vida toda?
A resposta correta é Não!
Não! Mas novos dados mostram que a vacina Shingrix pode fornecer, pelo menos, 10 anos de proteção contra o vírus herpes-zóster em adultos com 50 anos ou mais (fonte: GSK).
Resposta Correta!
Não! Mas novos dados mostram que a vacina Shingrix pode fornecer, pelo menos, 10 anos de proteção contra o vírus herpes-zóster em adultos com 50 anos ou mais (fonte: GSK).
Conheça os benefícios de se vacinar nas Drogarias Pacheco
Sala de Vacinação Equipada
Veja mais fotosUnidades próximas a você
Conheça nossas unidadesEquipe farmacêutica capacitada
Escolha sua vacina
Conheça todos os Serviços das Drogarias Pacheco
- Saiba Mais >
Vacinas
Imunização para todas as idades
- Saiba Mais >
Exames e Testes
Para confirmaçao de suspeitas ou diagnosticar patologias
- Saiba Mais >
Telefarmácia
Orientação farmacêutica para seu tratamento
- Saiba Mais >
Consultas Médicas
Serviço a distância para o cuidado com a saúde
- Saiba Mais >
Serviços na Farmácia
Atendimento com equipe especializada
Ver todos os Serviços
Vacina Herpes-Zóster: saiba tudo sobre e como agendar nas Drogarias Pacheco
Aqui vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o serviço de vacinação, assim como iremos trazer informações relevantes sobre a eficácia das vacinas, reações, campanhas, além de esclarecimentos sobre todo processo de agendamento para as unidades das Drogarias Pacheco
De acordo com o Ministério da Saúde, herpes, ou cobreiro, é uma doença infecciosa causada pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo que causa também a Catapora.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD/SP) explica que a contaminação pelo vírus varicela-zóster geralmente acontece na infância, momento em que a maioria dos brasileiros manifesta as feridas clássicas e a coceira da catapora. O vírus pode ficar anos dormente no organismo e “acordar” em qualquer fase da vida. Quando desperta, o vírus faz surgir dolorosas bolhas pelo corpo.
Assim, o vírus fica alojado em gânglios nas regiões do tórax ou do abdômen e, um dia, seja por causa da queda da imunidade ou porque a pessoa está mais velha, ele aparece como herpes-zoster.
Porém, é importante destacar que mesmo aquelas pessoas que não tiveram catapora na infância podem desenvolver a doença na vida adulta. Ou seja, não precisa ter tido a doença, basta ter tido contato com o vírus. Estima-se que 94% da população brasileira esteja infectada com o varicela-zóster.
Nas Drogarias Pacheco disponibilizamos a vacina contra herpes-zóster do tipo inativada e recombinante. Ela é injetável (intramuscular) e de uso adulto (a partir dos 50 anos de idade).
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), a vacina contra herpes-zóster é indicada para pessoas com 50 anos ou mais e é recomendada como rotina para maiores de 60 anos de idade.
Além disso, a bula da vacina disponibilizada nas Drogarias Pacheco (Shingrix) indica o seu uso para adultos com 18 anos de idade ou mais com risco aumentado de HZ.
Porém, para ter uma maior segurança sobre o grupo de pessoas que pode tomar a vacina da herpes-zóster, é importante consultar também as contraindicações que serão listadas a seguir.
O melhor local onde tomar a vacina para herpes-zóster com segurança, rapidez e conforto é em uma das mais de 100 lojas das Drogarias Pacheco pelo país. Atualmente já é possível fazer o agendamento da vacina da herpes-zóster online, aproveite agora mesmo!
De acordo com a bula da vacina contra herpes-zóster disponibilizada nas Drogarias Pacheco, a recomendação é um esquema de vacinação primária de duas doses, tendo um intervalo de 2 meses entre as doses. Se houver necessidade de flexibilidade no esquema de vacinação, a segunda dose pode ser administrada entre 2 e 6 meses após a primeira dose.
A Nota Técnica SBim de 08/06/2022 explica que, para adultos imunocomprometidos ou em outras situações de risco para HZ, o esquema de vacinação é o mesmo recomendado para pessoas sem imunocomprometimento, mas algumas precauções devem ser observadas como, por exemplo, no caso de indivíduos com câncer, transplantados, pacientes com doenças autoimunes, dentre outros.
Essa vacina protege contra o herpes-zóster (HZ), causado pela reativação do vírus varicela-zóster, latente no organismo após infecção prévia.
De acordo com o Ministério da Saúde, o quadro clínico do herpes-zóster, ou seja, os sinais e sintomas da doença, é quase sempre típico. Na maior parte dos casos, antecedem às lesões cutâneas (na pele) os seguintes sintomas:
- Dores nevrálgicas (nos nervos);
- Parestesias (formigamento, agulhadas, adormecimento, pressão, dentre outras);
- Ardor e coceira locais;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Mal-estar.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, essa doença pode provocar algumas complicações, tais como:
- Ataxia cerebelar aguda, que pode afetar o equilíbrio, fala, deglutição, movimento dos olhos, mãos, pernas, dedos e braços;
- Trombocitopenia, ou seja, baixa quantidade de plaquetas, responsáveis pela coagulação, no sangue;
- Infecção bacteriana secundária de pele – impetigo, abcessos, celulite, erisipela, causadas por Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes ou outras que podem levar a quadros sistêmicos de sepse, com artrite, pneumonia, endocardite, encefalite ou meningite e glomerulonefrite;
- Infecção fetal, durante a gestação, pode levar à embriopatia, com síndrome da varicela congênita (expressa-se com um ou mais dos seguintes sinais: malformação das extremidades dos membros, microftalmia, catarata, atrofia óptica e do sistema nervoso central).
Até o momento, a vacina da herpes-zóster não está disponível na rede pública (não está disponível pelo SUS).
A vacina contra herpes-zóster só está disponível na rede privada. Um grande diferencial da vacina da herpes-zóster disponibilizada nas Drogarias Pacheco é em relação ao conforto para os seus clientes, pois é possível fazer agendamento online, evitando esperas e filas. E tudo isso com um preço diferenciado.
De acordo com a bula da vacina disponibilizada nas Drogarias Pacheco, o seu uso é contraindicado para pessoas que são alérgicas (hipersensíveis) aos princípios ativos ou qualquer outro ingrediente da vacina Shingrix.
Para cada tipo de vacina, a bula traz quais são as principais reações. Assim, a depender da vacina e das particularidades de cada pessoa, é possível ter algumas reações adversas.
A reação da vacina da herpes-zóster pode ser:
Reações muito comuns
- Cefaleia
- Desconfortos estomacais e digestivos (incluindo náusea, vômito, diarreia e/ou dor de estômago)
- Dores musculares (mialgia)
- Dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção
- Calafrios
- Febre
Reações comuns
No local da injeção:
- Coceira (prurido), geralmente associação com a sensação e mal-estar
Reações incomuns
- Gânglios inchados no pescoço, axila ou virilha
- Dores nas articulações (artralgia).
De acordo com a bula da vacina para herpes-zóster, os principais cuidados são:
- Assim como acontece com outras vacinas, a vacinação com Shingrix deve ser adiada em indivíduos que sofrem de uma enfermidade febril aguda severa. No entanto, a presença de uma infecção menor, como um resfriado, não deve resultar no adiamento da vacinação.
- A vacina deve ser administrada com cautela em indivíduos com trombocitopenia ou qualquer distúrbio de coagulação, pois pode ocorrer sangramento após uma administração intramuscular a esses indivíduos.
- Um outro ponto de atenção (especialmente para os diabéticos): esta vacina contém açúcar.
A vacina contra herpes-zóster disponibilizada para os clientes das Drogarias Pacheco tem a seguinte composição:
- Antígeno gE.
- Adjuvante AS01B.
Contém ainda sacarose, polissorbato 80, fosfato de sódio monobásico di-hidratado, fosfato de potássio dibásico, dioleoil fosfatidilcolina, colesterol, cloreto de sódio, fosfato de sódio dibásico, fosfato de potássio monobásico e água para injetáveis.
De acordo com os estudos, essa vacina tem como eficácia até 97% na prevenção da doença.
De acordo com a bula, a gripe não constitui uma contraindicação formal à aplicação da vacina contra herpes-zóster. Porém, a vacina é contraindicada em casos de doença febril aguda.
A vacina da herpes-zóster deve ser administrada em gestantes (mulheres grávidas) e mulheres que estejam amamentando apenas com orientação médica.
Toda vacina precisa de um tempo para que haja a proteção adequada. Assim, a vacina começa a fazer efeito a partir da primeira dose.
A vacina estimula o organismo a desenvolver a sua própria proteção, conhecida como anticorpos, contra o vírus que causa a infecção da herpes-zóster.
Assim, caso a infecção ocorra, o corpo já terá a capacidade de reagir mais rápido e matar esse vírus. Ou seja, a vacina contra herpes-zóster ajuda na prevenção da doença e em possíveis complicações.
Como com qualquer vacina, a vacina contra herpes-zóster pode não proteger 100% das pessoas vacinadas.
Mas é importante reforçar: a vacina não causa a doença.
Sim, é possível que a vacina cause febre em alguns indivíduos. A febre é considerada uma das reações muito comuns possíveis após a aplicação desta vacina.
Não, não há campanhas de vacinação contra a herpes-zóster. Mas as Drogarias Pacheco disponibilizam essa vacina para os seus clientes, com preços especiais e agendamento online durante o ano todo. Confira!
Sim. De acordo com a SBIm, a vacina inativada também está recomendada para pacientes que já apresentaram quadro de HZ. Pela raridade de recorrência da doença em curto prazo, a SBIm sugere que a vacinação seja realizada a partir de seis meses após um episódio agudo de herpes-zóster.
Porém, é importante ressaltar que não há necessidade de aguardar esse intervalo caso o médico opte por recomendar a vacinação logo após a resolução do quadro, considerando o risco de perda de oportunidade vacinal.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que a nova vacina inativada e recombinante (a que está disponível nas Drogarias Pacheco) é mais eficiente contra a herpes-zóster do que a anterior (vacina atenuada).
Além disso, a nova vacina inativada e recombinante é recomendada pelos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) como abordagem preferencial.
Novas publicações mostram que a vacina Shingrix pode fornecer, pelo menos, 10 anos de proteção contra o vírus herpes-zóster em adultos com 50 anos ou mais (fonte: GSK).
Caso você queira realizar uma ação de vacinação contra herpes-zóster na sua empresa, condomínio, escola ou qualquer local que demande a ida de uma equipe especializada, é possível contar com os serviços das Drogarias Pacheco, com preços diferenciados e condições especiais.
Para saber mais, preencha o nosso formulário de vacinação extramuros ou entre em contato por e-mail (vacinecomagente@dpsp.com.br) ou pelo WhatsApp (11) 97249-3208.