Vacina DTPA
A vacina dTpa, também conhecida como Tríplice Bacteriana Acelular, previne contra coqueluche, difteria e tétano. Ou seja, é uma vacina combinada.
A vacinação dTpa é fundamental. Por isso, as Drogarias Pacheco disponibilizam para você e para sua família a opção de agendamento online para a vacina dTpa.
Parcele sua compra em até 10x s/ juros.
Escolha a melhor vacina para você:
-
Recomendado Para:
-
Não Recomendado Para:
-
Vias de Administração
-
Reações Comuns:
-
Grávidas
-
Gripe e Febre
-
Reforço
-
Eficácia
Do que estará protegido?
A vacina dTpa (a sigla dTpa significa Tríplice Bacteriana Acelular) previne contra as seguintes infecções bacterianas: coqueluche, difteria e tétano.
O que é vacina DTPA?
A vacina dTpa (que significa Tríplice Bacteriana Acelular) previne contra coqueluche, difteria e tétano.
-
Difteria: é uma infecção bacteriana grave que afeta principalmente as vias aéreas e, algumas vezes, a pele. As vias aéreas ficam inchadas causando sérios problemas respiratórios. A bactéria também libera uma toxina que pode causar danos nos nervos, problemas no coração e, em casos mais graves, a morte.
-
Tétano: a bactéria do tétano entra no corpo através de cortes, arranhões ou lesões na pele. As lesões mais susceptíveis à infecção por tétano são queimaduras, fraturas, lesões profundas ou lesões que contém terra, poeira, farpas de madeira ou fezes de cavalo.
-
Coqueluche (Tosse comprida): uma doença altamente infecciosa que afeta as vias aéreas. Ela provoca tosse grave que pode levar a problemas respiratórios. A tosse frequentemente tem um som de “guincho”. A coqueluche pode causar infecção nos ouvidos, infecção nas vias aéreas (bronquite), a qual pode durar um longo período, infecção nos pulmões (pneumonia), convulsões, danos cerebrais e, em casos extremos, a morte.
Quais são os sintomas:
Os principais sintomas da difteria são:
-
Lesões branco acinzentadas localizadas mais frequentemente nas amígdalas, laringe e nariz;
-
A doença compromete o estado geral apresentando febre, cansaço e palidez;
-
Em casos mais graves pode haver edema intenso no pescoço, aumento de gânglios linfáticos na região
Os principais sintomas da tétano são:
-
Rigidez muscular em todo o corpo, mas principalmente no pescoço;
-
dificuldade para abrir a boca e para engolir;
-
riso convulsivo, involuntário, produzido por espasmos dos músculos da face.
Além disso, a contratura muscular pode atingir os músculos respiratórios e pôr em risco a vida da pessoa.
Os principais sintomas da coqueluche são parecidos com o de um resfriado, porém no estágio mais intenso pode apresentar:
-
Tosse severa e descontrolada.
-
A tosse pode ser tão intensa que pode comprometer a respiração.
-
A crise de tosse pode provocar vômito ou cansaço extremo.
Quais vacinas podem ser aplicadas junto com a DTPA?
Comparativo entre Vacinas | ||
---|---|---|
Comparativo
entre Vacinas
|
Vacinação
Pública
|
Vacinação
Particular
|
Tem fila?
|
|
|
É possível agendar?
|
|
|
Disponibilidade
|
|
|
Já pensou em vacinarcom as Drogarias Pacheco?
- A partir de 50 pessoas
- Vacina contra a gripe e outras patologias
- Descontos para grupos maiores
Entenda mais sobre a Vacina DTPA
-
A vacina DTPA dá febre?
Resposta Correta!
Sim, é possível. A febre é considerada uma das reações comuns possíveis após a aplicação da vacina
A resposta correta é Sim!
Sim, é possível. A febre é considerada uma das reações comuns possíveis após a aplicação da vacina
-
A vacina DTPa é recomendada para todas as faixas etárias?
Resposta Correta!
Sim. De acordo com a SBIm, a vacina dTpa é indicada:
Em crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos.
A resposta correta é Sim!
Sim. De acordo com a SBIm, a vacina dTpa é indicada:
Em crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos.
-
Preciso tomar reforço da vacina DTPa?
Resposta Correta!
Sim, a vacina dTpa é indicada para a vacinação de reforço contra difteria, tétano e coqueluche, para ajudar o organismo a continuar produzindo defesas contra os agentes causadores dessas doenças.
A resposta correta é Sim!
Sim, a vacina dTpa é indicada para a vacinação de reforço contra difteria, tétano e coqueluche, para ajudar o organismo a continuar produzindo defesas contra os agentes causadores dessas doenças.
Conheça os benefícios de se vacinar nas Drogarias Pacheco
Sala de Vacinação Equipada
Veja mais fotosUnidades próximas a você
Conheça nossas unidadesEquipe farmacêutica capacitada
Escolha sua vacina
Conheça todos os Serviços das Drogarias Pacheco
- Saiba Mais >
Vacinas
Imunização para todas as idades
- Saiba Mais >
Exames e Testes
Para confirmaçao de suspeitas ou diagnosticar patologias
- Saiba Mais >
Telefarmácia
Orientação farmacêutica para seu tratamento
- Saiba Mais >
Consultas Médicas
Serviço a distância para o cuidado com a saúde
- Saiba Mais >
Serviços na Farmácia
Atendimento com equipe especializada
Ver todos os Serviços
Vacina DTPA: saiba tudo sobre e como agendar nas Drogarias Pacheco
Aqui vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o serviço de vacinação, assim como iremos trazer informações relevantes sobre a eficácia das vacinas, reações, campanhas, além de esclarecimentos sobre todo processo de agendamento para as unidades das Drogarias Pacheco
A vacina dTpa (a sigla dTpa significa Tríplice Bacteriana Acelular) previne contra as seguintes infecções bacterianas: coqueluche, difteria e tétano.
- Difteria: é uma infecção bacteriana grave que afeta, principalmente, as vias aéreas e, algumas vezes, a pele. As vias aéreas ficam inchadas causando sérios problemas respiratórios e, em casos mais extremos, asfixia. A toxina liberada pela bactéria pode causar danos nos nervos, problemas no coração e, até mesmo, a morte.
- Tétano: a bactéria do tétano entra no corpo através de cortes, arranhões ou lesões na pele. As lesões mais susceptíveis à infecção por tétano são queimaduras, fraturas, lesões profundas ou lesões que contêm terra, poeira, farpas de madeira ou fezes de cavalo. A toxina liberada pela bactéria pode causar rigidez muscular, espasmos musculares doloridos, convulsões e, em casos extremos, a morte. Além disso, os espasmos musculares podem ser tão fortes ao ponto de causarem fraturas ósseas na coluna vertebral.
- Coqueluche (Tosse comprida): uma doença altamente infecciosa que afeta as vias aéreas. Ela provoca tosse grave que pode levar a problemas respiratórios. A tosse, frequentemente, tem um som de “guincho”. A tosse pode durar de um a dois meses ou mais. A coqueluche pode causar infecção nos ouvidos, infecção nas vias aéreas (bronquite), infecção nos pulmões (pneumonia), convulsões, danos cerebrais e, até mesmo, a morte.
As Drogarias Pacheco têm disponível a vacina dTpa do tipo inativada. Ela é injetável de uso intramuscular e de uso adulto e pediátrico (a partir dos 4 anos de idade).
De acordo com a bula da vacina dTpa disponibilizada nas Drogarias Pacheco (Refortrix), essa vacina é recomenda para:
- Vacinação de reforço contra difteria, tétano e coqueluche em indivíduos a partir de 4 anos de idade.
Proteção passiva contra coqueluche no início da infância após a imunização materna durante a gravidez (de acordo com as orientações da bula e recomendações oficiais).
Já de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacina da dTpa é indicada nas seguintes situações:
- Para reforço das vacinas DTPa ou DTPw em crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos.
- Gestantes.
- Todas as pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos, sobretudo com bebês com menos de 1 ano, incluindo familiares, babás, cuidadores e profissionais da Saúde.
O melhor local onde tomar a vacina tríplice bacteriana acelular (dTpa) com segurança, rapidez e conforto é em uma das mais de 100 lojas das Drogarias Pacheco pelo país. Atualmente já é possível fazer o agendamento da vacina de dTpa online, aproveite agora mesmo!
A SBIm indica o seguinte esquema de doses para a vacina dTpa:
- Pode ser usada para a dose de reforço prevista para os 4-5 anos de idade, para adolescentes e para adultos e idosos.
- Para crianças com mais de 7 anos, adolescentes e adultos que não tomaram ou sem registro de três doses de vacina contendo o toxoide tetânico anteriormente: a recomendação é de uma dose de dTpa seguida de duas ou três doses da dT.
- As gestantes devem receber uma dose de dTpa a cada gestação, ?a partir da 20ª semana de gestação. ?Se não vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose após o parto?, o mais rápido possível (de preferência ainda na maternidade).
- Para crianças com mais de 3 anos, adolescentes e adultos não vacinados, com histórico vacinal desconhecido ou esquema básico contra o tétano incompleto: uma dose de dTpa a qualquer momento, seguida de uma ou duas outras doses da dT (dependendo de quantas faltam para completar o esquema de três doses contra o tétano). Além disso, a vacina dTpa pode substituir a vacina dT.
Essa vacina protege contra difteria, tétano e coqueluche. A tríplice bacteriana acelular (dTpa) é uma vacina combinada que protege contra essas três doenças infecciosas causadas por bactérias.
A difteria é uma doença transmissível causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae que atinge as amígdalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, outras partes do corpo, como pele e mucosas. Dependendo do tamanho e de onde as placas aparecerem, a pessoa pode sentir dificuldade de respirar. A presença de placas na cor branco-acinzentada nas amígdalas e partes próximas é o principal sintoma da difteria. Em casos mais graves, porém raros, podem aparecer inchaços no pescoço e gânglios linfáticos (fonte: Ministério da Saúde).
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o tétano é uma doença infecciosa grave, mas não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani. Essa bactéria pode ser encontrada nas fezes de animais e de seres humanos, na terra, nas plantas, em objetos e pode contaminar as pessoas que tenham lesões na pele (feridas, arranhaduras, cortes, mordidas de animais, dentre outras). Os seus principais sintomas são:
- dificuldade para abrir a boca e para engolir;
- rigidez muscular em todo o corpo, mas principalmente no pescoço;
- riso convulsivo, involuntário, produzido por espasmos dos músculos da face.
Essa contratura muscular pode atingir os músculos respiratórios e colocar em risco a vida da pessoa.
Já a coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. Os seus principais sintomas são:
- febre;
- coriza;
- mal-estar;
- tosse seca.
Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar.
Bebês menores de seis meses são os mais propensos a apresentar formas graves da doença, que podem causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar à morte (fonte: Fiocruz).
A tríplice bacteriana acelular (dTpa) é um importante reforço para as doses tomadas durante a infância, especialmente para as gestantes. Além disso, ela também é importante para adolescentes e adultos que convivem com crianças pequenas (de 1 a 2 anos), inclusive cuidadores e babás.
Tanto a vacina tríplice bacteriana acelular (dTpa) disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto a vacina disponibilizada no particular são muito seguras. O importante é ser vacinado.
A vacina dTpa disponibilizada na rede pública é apenas para:
- gestantes;
- puérperas até 45 dias após o parto;
- profissionais da Saúde que atuam em maternidades e serviços de atendimento a recém-nascidos.
Ou seja, na rede pública, a vacina dTpa não é disponibilizada para todos os grupos.
Já a vacina dTpa para os clientes das Drogarias Pacheco está disponível para o público em geral a partir dos 4 anos de idade, de acordo com as indicações presentes na bula.
Além disso, outro diferencial da vacina dTpa disponibilizada nas Drogarias Pacheco é em relação ao conforto para os seus clientes, pois é possível fazer agendamento online durante o ano todo, evitando esperas e filas, escolhendo uma loja mais próxima. E tudo isso com um preço diferenciado.
De acordo com a bula da vacina Refortrix, a vacina tríplice bacteriana acelular (vacina dTpa) é contraindicada para uso por indivíduos que:
- tenham hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da sua fórmula (ver o item Composição).
- tenham apresentado sinais de hipersensibilidade após administração anterior de vacinas contra difteria, tétano ou coqueluche.
Além disso, é importante destacar que estas são apenas algumas das situações nas quais a vacina dTpa é contraindicada. Para saber outros detalhes, verificar a bula da vacina.
Para cada tipo de vacina, a bula traz quais são as principais reações. Desta forma, a depender da vacina e das particularidades de cada pessoa, é possível ter algumas reações adversas.
Assim, vamos conhecer algumas das reações adversas possíveis da vacina dTpa.
Reações muito comuns
Crianças de 4 a 9 anos de idade:
- irritabilidade;
- reações no local da injeção, tais como dor, vermelhidão e inchaço;
- sonolência;
- fadiga.
Adultos, adolescentes e crianças acima de 10 anos de idade:
- reações no local da injeção, tais como dor, vermelhidão e inchaço;
- dor de cabeça;
- fadiga;
- mal-estar.
Reações comuns
Crianças de 4 a 9 anos de idade:
- febre = 37,5°C (incluindo febre > 39°C);
- dor de cabeça;
- diarreia;
- vômito;
- anorexia;
- distúrbios gastrointestinais.
Adultos, adolescentes e crianças acima de 10 anos de idade:
- febre = 37,5°C;
- tontura;
- náusea;
- distúrbios gastrointestinais;
- inchaço e abscesso estéril no local de injeção.
Reações incomuns
Crianças de 4 a 9 anos de idade:
- infecções do trato respiratório superior;
- distúrbios na atenção;
- conjuntivite;
- rash;
- dor;
- outras reações no local de injeção (como enduração).
Adultos, adolescentes e crianças acima de 10 anos de idade:
- infecções do trato respiratório superior;
- febre > 39°C;
- dor;
- tosse;
- diarreia;
- vômito;
- faringite;
- linfadenopatia;
- síncope;
- hiperidrose;
- prurido;
- rash;
- artralgia;
- mialgia;
- rigidez articular e/ou muscular;
- sintomas semelhantes à gripe.
A SBIm orienta sobre os principais cuidados antes, durante e após a vacinação da dTpa, que são:
- Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação.
- Em caso de doença aguda com febre alta, a vacinação deve ser adiada até que ocorra a melhora.
- Em pessoas com doenças que aumentam o risco de sangramento, a aplicação intramuscular pode ser substituída pela subcutânea.
- Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos pode ser usada medicação para dor, de acordo com prescrição médica.
- Se ocorrer uma reação local muito intensa, é importante observar o intervalo de dez anos após a aplicação da última dose da vacina para se administrar a dose de reforço.
- Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.
- Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais de 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.
A vacina dTpa disponibilizada para os clientes das Drogarias Pacheco tem a seguinte composição, de acordo com a bula do medicamento: Toxoide diftérico; Toxoide tetânico; Antígeno Bordetella Pertussis; Toxoide pertussis; Hemaglutinina filamentosa; Pertactina. Excipientes: hidróxido de alumínio, fosfato de alumínio, cloreto de sódio e água para injetáveis.
Para mais detalhes, consultar a bula da vacina.
De acordo com estudos, a eficácia da vacina dTpa pode chegar a até 100%.
Sim, pode tomar a vacina dTpa gripada. A gripe não constitui uma contraindicação formal à aplicação da vacina. Porém, a vacina é contraindicada em casos de infecção grave e febre acima de 38°C.
Sim, grávida pode tomar a vacina dTpa com prescrição médica. A vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche) – dTpa ou dTpa-VIP – integra o calendário de vacinação da gestante, podendo ser tomada a partir da 20ª semana de gestação, conforme recomendação da SBIm.
No caso da vacina Refortrix (vacina dTpa disponibilizada para os clientes das Drogarias Pacheco), a vacinação durante a gravidez ajudará a proteger o bebê contra a tosse comprida (coqueluche) nos primeiros meses de vida antes dele iniciar a vacinação primária (imunização primária).
Toda vacina precisa de um tempo para que haja a proteção adequada. Assim, a vacina começa a fazer efeito a partir da primeira dose.
A vacina estimula o organismo a desenvolver a sua própria proteção, conhecida como anticorpos, contra os agentes causadores da difteria, tétano e coqueluche.
Assim, a vacina tríplice bacteriana acelular (vacina dTpa) é indicada para a vacinação de reforço contra difteria, tétano e coqueluche (popularmente conhecida como tosse comprida). Ou seja, ela ajuda o organismo a continuar produzindo defesas contra os agentes causadores dessas doenças.
Como com qualquer vacina, a vacina contra a dTpa pode não proteger 100% das pessoas vacinadas.
Mas é importante destacar que a vacina dTpa, por se tratar da vacina inativada, não tem como causar a doença (fonte: SBIm).
Sim, é possível que a vacina dTpa cause febre em algumas pessoas. A febre é considerada uma das reações comuns possíveis após a aplicação desta vacina.
Não, não há campanha de vacinação específica. A vacina dTpa está disponível o ano todo no SUS, fazendo parte do Calendário Nacional de Vacinação para o seguinte público adulto:
- disponível para gestantes a partir da 20ª semana de gestação;
- puérperas até 45 dias após o parto;
- profissionais da Saúde que atuam em maternidades e serviços de atendimento a recém-nascidos.
Já no caso do público infantil, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) está disponível a vacina Penta que é indicada para prevenir a difteria, o tétano, a coqueluche (ou pertussis), as doenças invasivas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b e a Hepatite B, sendo recomendada a partir dos 2 meses de idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Já nos centros privados de vacinação, está disponível:
- DTPa: para adultos e crianças a partir dos 4 anos;
- Penta (Infanrix Penta): protege contra difteria, tétano, pertussis (acelular), poliomielite 1, 2 e 3 (inativada) e Haemophilus influenzae B (conjugada). Disponível para crianças a partir de 2 meses até 5 anos.
- Hexa (hexavalente Hexaxim): protege contra difteria, tétano, coqueluche (tosse comprida), hepatite B, poliomielite e doenças graves causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b.
Assim, o diferencial da vacina tríplice bacteriana acelular (vacina dTpa) disponibilizada nas Drogarias Pacheco é em relação à abrangência de público (a partir dos 4 anos de idade) e o conforto para os seus clientes, pois é possível fazer agendamento online durante o ano todo, evitando esperas e filas, escolhendo uma loja mais próxima. E tudo isso com um preço diferenciado.
No caso dos adultos, a recomendação da SBIm é:
- Com esquema de vacinação básico completo: reforço com dTpa a cada dez anos.
- Com esquema de vacinação básico incompleto: uma dose de dTpa a qualquer momento e completar a vacinação básica com dT (dupla bacteriana do tipo adulto) de forma a totalizar três doses de vacina contendo o componente tetânico.
Já no caso das mulheres grávidas, elas devem receber uma dose de dTpa a cada gestação, sendo a vacinação a partir da 20ª semana de gestação. Se não vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose após o parto, o mais rapidamente possível (de preferência ainda na maternidade).
Caso você queira realizar uma ação de vacinação dTpa na sua empresa, condomínio, escola ou qualquer local que demande a ida de uma equipe especializada, é possível contar com os serviços das Drogarias Pacheco, com preços diferenciados e condições muito especiais.
Para saber mais, preencha o nosso formulário de vacinação extramuros ou entre em contato por e-mail (vacinecomagente@dpsp.com.br) ou pelo WhatsApp (11) 97249-3208.