Vacina da Dengue
A Vacina da dengue é indicada para prevenir infecções causadas pelos 4 sorotipos de dengue.
Para a prevenção, as Drogarias Pacheco, disponibiliza a vacina Qdenga, fabricada pelo laboratório Takeda. Ela é a primeira vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada em qualquer pessoa com idade de 4 a 60 anos.
-
Valor
R$ 349,90* Aplicação inclusa
-
Tempo de exame
20 minutos Em média
-
Recomendado Para:
-
Não Recomendado Para:
-
Vias de Administração
-
Reações Comuns:
-
Indicação
-
Doses
-
Vacina Tetravalente
-
Eficácia
Do que estará protegido?
A dengue é uma doença febril, causada pelo vírus dengue (DENV) transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti (arbovírus) e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1; DENV-2; DENV-3; DENV-4.
Como é transmitida a dengue?
O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente entre novembro e maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença. Porém, no caso de pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas (como diabetes e hipertensão arterial) têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Sintomas da dengue
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta, acima de 38°C;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
No entanto, a infecção por dengue também pode ser assintomática (sem sintomas) ou apresentar quadro leve.
Quais vacinas podem ser aplicadas junto com a da Dengue
Já pensou em vacinarcom as Drogarias Pacheco?
- A partir de 50 pessoas
- Vacina contra a gripe e outras patologias
- Descontos para grupos maiores
Entenda mais sobre a Vacina da Dengue
-
Posso tomar vacina da dengue gripado?
Resposta Correta!
Sim, a gripe não constitui uma contraindicação formal à aplicação da vacina. Porém, a vacina é contraindicada em casos de doença febril aguda moderada a grave.
A resposta correta é Sim!
A gripe não constitui uma contraindicação formal à aplicação da vacina. Porém, a vacina é contraindicada em casos de doença febril aguda moderada a grave.
-
Grávida pode tomar vacina contra a dengue?
Resposta Correta!
A vacina da dengue não deve ser administrada em gestantes (mulheres grávidas) e mulheres que estejam amamentando.
A resposta correta é Não!
A vacina da dengue não deve ser administrada em gestantes (mulheres grávidas) e mulheres que estejam amamentando.
-
Existe campanha de vacinação contra a dengue?
Resposta Correta!
Não, a vacina contra a dengue não está disponível na rede pública. A Drogaria São Paulo disponibiliza essa vacina para os seus clientes, com preços especiais e agendamento online. Confira!
A resposta correta é Não!
A vacina contra a dengue não está disponível na rede pública. A Drogaria São Paulo disponibiliza essa vacina para os seus clientes, com preços especiais e agendamento online. Confira!
Conheça os benefícios de se vacinar nas Drogarias Pacheco
Sala de Vacinação Equipada
Veja mais fotosUnidades próximas a você
Conheça nossas unidadesEquipe farmacêutica capacitada
Escolha sua vacina
Conheça todos os Serviços das Drogarias Pacheco
- Saiba Mais >
Vacinas
Imunização para todas as idades
- Saiba Mais >
Exames e Testes
Para confirmaçao de suspeitas ou diagnosticar patologias
- Saiba Mais >
Telefarmácia
Orientação farmacêutica para seu tratamento
- Saiba Mais >
Consultas Médicas
Serviço a distância para o cuidado com a saúde
- Saiba Mais >
Serviços na Farmácia
Atendimento com equipe especializada
Ver todos os Serviços
Vacina da Dengue: saiba tudo sobre e como agendar nas Drogarias Pacheco
Aqui vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o serviço de vacinação, assim como iremos trazer informações relevantes sobre a eficácia das vacinas, reações, campanhas, além de esclarecimentos sobre todo processo de agendamento para as unidades das Drogarias Pacheco
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que, nos últimos anos, espalhou-se rapidamente por diversas regiões.
O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti.
Além disso, o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente entre novembro e maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença (fonte: Ministério da Saúde).
Apesar de todas as faixas etárias serem suscetíveis à doença, as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas (como diabetes e hipertensão arterial) têm maior risco de evoluir para casos graves.
Nas Drogarias Pacheco disponibilizamos a vacina contra dengue do tipo recombinante e inativada. Ela é injetável (subcutânea) e de uso pediátrico e adulto (dos 9 aos 45 anos).
A vacina contra dengue é recomendada para crianças a partir dos 9 (nove) anos de idade, adolescentes e adultos até 45 (quarenta e cinco) anos. Além disso, a vacina da dengue é recomendada para pessoas previamente infectadas por um dos vírus da dengue (soropositivos com ou sem história da doença).
Porém, para ter uma maior segurança sobre o grupo de pessoas que pode tomar a vacina da dengue, é importante consultar também as contraindicações que serão listadas a seguir.
O melhor local onde tomar a vacina contra dengue com segurança, rapidez e conforto é em uma das mais de 100 lojas das Drogarias Pacheco pelo país. Atualmente já é possível fazer o agendamento da vacina de dengue online, aproveite agora mesmo!
De acordo com a bula da vacina da dengue disponibilizada nas Drogarias Pacheco, a recomendação é de 3 doses com intervalos de 6 meses entre elas.
Assim, a primeira dose ocorrerá na data escolhida, a segunda dose ocorrerá 6 meses após a primeira dose e a terceira dose ocorrerá 6 meses após a segunda dose.
A vacina da dengue serve para prevenção contra essa doença, para os seguintes sorotipos: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4.
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou, até mesmo, não apresentar qualquer sintoma.
O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. É importante lembrar que esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
Até o momento, a vacina da dengue não está disponível na rede pública (não está disponível pelo SUS).
A vacina contra dengue só está disponível na rede privada. Um grande diferencial da vacina da dengue disponibilizada nas Drogarias Pacheco é em relação ao conforto para os seus clientes, pois é possível fazer agendamento online, evitando esperas e filas. E tudo isso com um preço diferenciado.
De acordo com a bula da vacina disponibilizada nas Drogarias Pacheco, o seu uso é contraindicado para pessoas que:
- são alérgicas (hipersensíveis) aos princípios ativos ou qualquer outro ingrediente de Dengvaxia.
- não foram previamente infectadas por nenhum vírus da dengue.
- desenvolveram uma reação alérgica após a administração prévia da vacina da dengue. Os sinais de uma reação alérgica podem incluir urticária, encurtamento da respiração, inchaço do rosto e da língua.
- têm um sistema imunológico enfraquecido, por exemplo, devido a um problema genético, infecção por HIV ou terapias que afetam o sistema imunológico (por exemplo, altas doses de corticosteróides, quimioterapia ou radioterapia). As condições que podem afetar o sistema imune incluem: leucemia, linfoma ou outra doença neoplásica maligna que afeta a medula óssea ou sistema linfático.
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
É importante destacar que o uso da vacina de dengue é contraindicado em indivíduos que estejam com febre de moderada a alta ou doença aguda.
Para cada tipo de vacina, a bula traz quais são as principais reações. Assim, a depender da vacina e das particularidades de cada pessoa, é possível ter algumas reações adversas.
A reação da vacina contra dengue pode ser:
Reações muito comuns
- dor de cabeça
- dor muscular (mialgia)
- mal-estar geral
- fraqueza (astenia)
- dor no local da injeção
- febre
Reações comuns
No local da injeção:
- vermelhidão (eritema)
- hematoma
- inchaço
- coceira (prurido)
Reações incomuns
- infecções do trato respiratório superior
- tontura
- dor de garganta (dor orofaríngea)
- tosse
- coriza (rinorreia)
- náusea
- erupção de pele (rash)
- dor no pescoço
- endurecimento da pele no local da injeção.
A SBIm orienta sobre os principais cuidados antes, durante e após a vacinação da dengue, que são:
- É sugerido avaliar com seu médico a indicação da vacina, já que em pessoas vacinadas não infectadas previamente foi observado um risco aumentado de hospitalização e dengue com sinal de alarme.
- Adiar a vacinação em caso de doença febril aguda de moderada a grave.
- A vacinação de pessoas portadoras do vírus HIV deve ser avaliada por médico, que pode prescrevê-la se não houver comprometimento do sistema imunológico.
- Em pacientes que receberam tratamento com doses elevadas de corticosteroides sistêmicos por duas semanas ou mais, é preciso adiar a vacinação até a função imunológica ser restaurada (no mínimo, quatro semanas após a interrupção do tratamento).
- As mulheres em idade fértil devem evitar engravidar por quatro semanas após a vacinação.
- De preferência, não aplicar no mesmo momento em que outras vacinas são administradas.
A vacina contra dengue trata-se de vacina atenuada, composta pelos quatro sorotipos vivos do vírus dengue, obtidos separadamente por tecnologia de DNA recombinante. Contém ainda aminoácidos essenciais (incluindo fenilalanina), aminoácidos não essenciais, cloridrato de arginina, sacarose, trealose di-hidratada, sorbitol, trometamol e ureia. O diluente é constituído por cloreto de sódio e água para injeções.
De acordo com os estudos, a eficácia na prevenção da doença é de 65,5%; na prevenção de dengue grave e hemorrágica é de 93% e de internação é de mais de 80%.
A gripe não constitui uma contraindicação formal à aplicação desta vacina. Porém, a vacina é contraindicada em casos de doença febril aguda de moderada a grave.
Não. A vacina contra dengue não deve ser administrada em gestantes (mulheres grávidas) ou mulheres que estejam amamentando.
Toda vacina precisa de um tempo para que haja a proteção adequada. No caso da vacina da dengue, a eficácia só foi demonstrada após a aplicação das três doses, conforme pontua o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF/SP).
A vacina estimula o organismo a desenvolver a sua própria proteção, conhecida como anticorpos, contra o vírus que causa a infecção da dengue.
Assim, caso a infecção ocorra, o corpo já terá a capacidade de reagir mais rápido e matar esse vírus. Ou seja, a vacina contra dengue ajuda na prevenção desta doença.
Como com qualquer vacina, a vacina da dengue pode não proteger 100% dos indivíduos vacinados.
Porém, é importante reforçar: a vacina não causa a doença.
Sim, é possível que a vacina cause febre em alguns indivíduos. A febre é considerada uma das reações muito comuns possíveis após a aplicação desta vacina.
Não, não há campanhas de vacinação contra dengue e a vacina da dengue não está disponível na rede pública.
As Drogarias Pacheco disponibilizam essa vacina para os seus clientes, com preços especiais e agendamento online durante o ano todo. Confira!
Como o esquema de vacinação da dengue consiste de três doses que devem ser administradas em intervalos de seis meses, a proteção contra a doença será atingida após a administração do esquema completo de três doses, ou seja, um ano após a administração da primeira dose (fonte: CRF/SP).
Caso você queira realizar uma ação de vacinação contra a dengue na sua empresa, condomínio, escola ou qualquer local que demande a ida de uma equipe especializada, é possível contar com os serviços das Drogarias Pacheco, com preços diferenciados e condições especiais.
Para saber mais, preencha o nosso formulário de vacinação extramuros ou entre em contato por e-mail (vacinecomagente@dpsp.com.br) ou pelo WhatsApp (11) 97249-3208.