Vacina Hepatite
A vacina hepatite A é uma vacina adsorvida, de vírus inativado, que protege contra a infecção causada pelo vírus A (HAV). A hepatite A pode levar à insuficiência hepática grave (que ocorre em menos de 1% dos casos).
A vacinação contra hepatite é fundamental. Por isso, as Drogarias Pacheco disponibilizam para você e para sua família a opção de agendamento online para a vacina de hepatite A.
Escolha a melhor vacina para você:


-
Recomendado Para:
-
Não Recomendado Para:
-
Vias de Administração
-
Reações Comuns:
-
Indicação
-
Doses
-
Tipos de Vacinas
-
Eficácia
Do que você estará protegido?
A vacina Hepatite A serve para prevenção contra a Hepatite A. Os principais sintomas da hepatite A são: febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com cor muito escura e fezes esbranquiçadas.
O que é Hepatite?
Segundo o Ministério da Saúde hepatite designa qualquer inflamação do fígado por causas diversas, saiba mais.
A Sociedade Brasileira de Patologia explica que as infecções por vírus que têm por alvo preferencial o fígado, sendo as mais frequentes infecções pelos vírus tipo A, B e C e têm como os principais sinais a icterícia, coloração muito forte da urina (colúria), fezes muito claras (acolia fecal) e fraqueza, além de outras manifestações sistêmicas. Porém, há muitos casos de infecção silenciosa, ou seja, sem sinais clínicos relevantes.
Hepatite A:
A inflamação no fígado causada pelo vírus da hepatite A. Apesar de ter uma duração longa, podendo ficar incubada por até 2 meses, a hepatite A geralmente resulta em cura, no entanto, uma minoria de pessoas evolui para insuficiência hepática. Apesar de ter uma duração longa, podendo ficar incubada por até 2 meses, a hepatite A geralmente resulta em cura, no entanto, uma minoria de pessoas evolui para insuficiência hepática.
Hepatite B:
A hepatite B é uma doença que afeta o fígado, muitas vezes sem apresentar sintomas, podem se tornar crônica e causar complicações graves, como cirrose e câncer de fígado.
Sintomas e Transmissão:
Hepatite A:
Febre, perda de apetite, cansaço, dor na barriga, enjoo, vômito e pele ou olhos amarelados (icterícia), urina com cor muito escura e fezes esbranquiçadas.
Todos os infectados transmitem o vírus por muito tempo, e sua eliminação pelas fezes pode contaminar objetos, água, alimentos e infectar outras pessoas.
Hepatite B:
Quando ocorrem, inclui dores musculares, diarreia, vômitos, cansaço, perda de apetite e icterícia. Por líquidos corporais como sangue, saliva, secreções vaginais e sêmen, através de relações sexuais e compartilhamento de objetivos e pode acontecer de mãe para filho pode ocorrer durante a gestação, parto ou amamentação. Embora a transmissão por transfusão de sangue seja rara devido ao controle de qualidade, ainda é possível.



Quais vacinas podem ser aplicadas junto com a da Hepatite?
Comparativo entre Vacinas | ||
---|---|---|
Comparativo
entre Vacinas
|
![]() |
![]() |
Tem fila?
|
|
|
É possível agendar?
|
|
|
Cobertura Imunológica
|
|
|
Disponibilidade
|
|
|
Já pensou em vacinarcom as Drogarias Pacheco?
- A partir de 50 pessoas
- Vacina contra a gripe e outras patologias
- Descontos para grupos maiores

Entenda mais sobre a Vacina da Hepatite
-
Existe diferença entre a vacina pública e privada?
Resposta Correta!
Sim! No SUS, a vacina de hepatite A é administrada em dose única para crianças de 15 meses até 5 anos incompletos. Já na rede privada, é possível vacinar bebês a partir de 1 ano, crianças acima de 5 anos, adultos e idosos
A resposta correta é Sim!
Sim! No SUS, a vacina de hepatite A é administrada em dose única para crianças de 15 meses até 5 anos incompletos. Já na rede privada, é possível vacinar bebês a partir de 1 ano, crianças acima de 5 anos, adultos e idosos
-
Existe vacina para Hepatite C?
Resposta Correta!
Não existe vacina contra a hepatite C. Porém, existe tratamento e cura (em mais de 95% dos casos).
A resposta correta é Não!
Não existe vacina contra a hepatite C. Porém, existe tratamento e cura (em mais de 95% dos casos).
-
Existe cura para hepatite B crônica?
Resposta Correta!
Não, A Hepatite B não tem cura! O tratamento tem como objetivo reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações, especificamente cirrose, câncer hepático e morte.
A resposta correta é Não!
Não, A Hepatite B não tem cura! O tratamento tem como objetivo reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações, especificamente cirrose, câncer hepático e morte.
Conheça os benefícios de se vacinar nas Drogarias Pacheco
Sala de Vacinação Equipada
Veja mais fotosUnidades próximas a você
Conheça nossas unidadesEquipe farmacêutica capacitada
Escolha sua vacina
Conheça todos os Serviços das Drogarias Pacheco
- Saiba Mais >
Vacinas
Imunização para todas as idades
- Saiba Mais >
Exames e Testes
Para confirmaçao de suspeitas ou diagnosticar patologias
- Saiba Mais >
Telefarmácia
Orientação farmacêutica para seu tratamento
- Saiba Mais >
Consultas Médicas
Serviço a distância para o cuidado com a saúde
- Saiba Mais >
Serviços na Farmácia
Atendimento com equipe especializada
Ver todos os Serviços
Vacina Hepatite: saiba tudo sobre e como agendar nas Drogarias Pacheco
Aqui vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o serviço de vacinação, assim como iremos trazer informações relevantes sobre a eficácia das vacinas, reações, campanhas, além de esclarecimentos sobre todo processo de agendamento para as unidades das Drogarias Pacheco
A Sociedade Brasileira de Patologia explica que as infecções por vírus que têm por alvo preferencial o fígado, têm como os principais sinais a icterícia, coloração muito forte da urina (colúria), fezes muito claras (acolia fecal) e fraqueza, além de outras manifestações sistêmicas. Porém, há muitos casos de infecção silenciosa, ou seja, sem sinais clínicos relevantes.
Os principais causadores das hepatites são os Vírus das Hepatites A (VHA), B (VHB) e C (VHC).
Assim, a hepatite designa qualquer inflamação do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C (fonte: Ministério da Saúde):
- Hepatite A: é transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra; a doença fica incubada entre 10 e 50 dias e, normalmente, não causa sintomas. Quando ocorrem, os mais comuns são: febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com cor muito escura e fezes esbranquiçadas.
- Hepatite B e Hepatite C: os vírus da hepatite tipo B (HBV) e tipo C (HCV) são transmitidos, sobretudo, por meio do sangue. Usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado e não-descartável estão entre as maiores vítimas.
Nas Drogarias Pacheco disponibilizamos a vacina contra hepatite A do tipo inativada. Ela é injetável (intramuscular) e de uso adulto e pediátrico (a partir dos 12 meses).
A vacina da hepatite A é recomendada para bebês a partir de 12 (doze) meses de idade até a idosos, sem limite de idade.
Porém, para ter uma maior segurança sobre o grupo de pessoas que pode tomar a vacina da hepatite A, é importante consultar também as contraindicações que serão listadas a seguir.
O melhor local onde tomar a vacina contra hepatite A com segurança, rapidez e conforto é em uma das mais de 100 lojas das Drogarias Pacheco pelo país. Atualmente já é possível fazer o agendamento da vacina de hepatite A online, aproveite agora mesmo!
Sobre quantas doses da vacina contra hepatite A são necessárias, em uma situação de rotina, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda duas doses com intervalo de seis meses entre elas, sendo a aplicação ideal aos 12 e 18 meses de idade, ou o mais cedo possível, quando a vacinação não ocorrer nestas idades recomendadas.
Já o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece o esquema de dose única da vacina para crianças entre 15 meses e antes de completar 5 anos de idade.
A vacina de hepatite A serve para prevenção contra a hepatite A. Os principais sintomas da hepatite A são:
- Febre;
- Pele e olhos amarelados;
- Náusea e vômitos;
- Mal-estar;
- Desconforto abdominal;
- Falta de apetite;
- Urina com cor muito escura;
- Fezes esbranquiçadas.
Tanto a vacina da hepatite A disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto a vacina disponibilizada no particular são muito seguras. O fundamental é ser vacinado.
No SUS, a vacina de hepatite A é de dose única para as crianças de 1?5 meses até os 4 anos (ou seja, 5 anos incompletos). Assim, para crianças a partir de 5 anos, esta vacina não está disponível.
Já na rede privada está disponível a vacina de hepatite A para clientes (e seus familiares) a partir dos 12 meses de idade, sendo possível fazer a segunda dose aos 18 meses, conforme orienta a SBIm.Além disso, é possível vacinar idosos, adultos e crianças acima de 5 anos.
Ou seja, apenas na rede privada é possível tomar a segunda dose da vacina contra hepatite A para todas as idades.
Um outro diferencial da vacina da hepatite disponibilizada nas Drogarias Pacheco é em relação ao conforto para os seus clientes, pois é possível fazer agendamento online durante o ano todo, evitando esperas e filas. E tudo isso com um preço diferenciado.
De acordo com a bula da vacina disponibilizada nas Drogarias Pacheco, o seu uso é contraindicado para:
- Indivíduos com hipersensibilidade conhecida aos componentes da vacina.
- Menores de 12 meses de idade.
Para cada tipo de vacina, a bula traz quais são as principais reações. Assim, a depender da vacina e das particularidades de cada pessoa, é possível ter algumas reações adversas.
As reações da vacina contra hepatite disponibilizada nas Drogarias Pacheco podem ser:
- Reações no local da injeção, tais como: sensibilidade, vermelhidão e inchaço;
- Reações generalizadas, incluindo fraqueza/cansaço, febre, irritabilidade, infecção respiratória superior, náusea, dor abdominal, diarreia, vômito, dor de garganta, resfriado, dor de cabeça e dor muscular.
Além disso, é importante informar ao médico se apresentar qualquer sintoma sugestivo de reação alérgica (como coceira, urticária ou erupção cutânea) após qualquer dose da série de vacinação.
A SBIm orienta sobre os principais cuidados antes, durante e após a vacinação da hepatite A, que são:
- Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação.
- Em caso de febre, recomenda-se adiar a vacinação até a melhora.
- Em pessoas com doenças que aumentam o risco de sangramento, a aplicação intramuscular pode ser substituída pela subcutânea.
- Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos pode ser usada medicação para dor, sob prescrição médica.
- Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.
- Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais de 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.
A vacina de hepatite A disponibilizada para os clientes das Drogarias Pacheco (Vaqta) têm a seguinte composição:
- Antígeno do vírus da hepatite A;
- Excipientes: sulfato de hidroxifosfato de alumínio amorfo, borato de sódio, cloreto de sódio e água para injetáveis.
De acordo com os estudos, a vacina contra hepatite oferece uma proteção em mais de 99% de eficácia.
A gripe não constitui uma contraindicação formal à aplicação desta vacina. Porém, a vacina é contraindicada em casos de doença febril aguda que comprometa o estado geral de saúde.
Não. A recomendação é que, durante a gravidez, a mulher não tome a vacina contra hepatite A. Porém, em situações de alto risco de infecção, é preciso que a gestante seja avaliada pelo médico para que sejam analisados os riscos e os benefícios da vacinação.
Toda vacina precisa de um tempo para que haja a proteção adequada. A vacina começa a fazer efeito a partir da primeira dose.
A vacina estimula o organismo a desenvolver a sua própria proteção, conhecida como anticorpos, contra o vírus que causa a infecção da hepatite A.
Assim, caso a infecção ocorra, o corpo já terá a capacidade de reagir mais rápido e matar esse vírus. Ou seja, a vacina contra hepatite ajuda na prevenção desta doença.
Como com qualquer vacina, a vacina da hepatite A pode não proteger 100% dos indivíduos vacinados.
Sim, é possível que a vacina cause febre em alguns indivíduos. A febre é considerada uma das reações adversas possíveis após a aplicação da vacina contra hepatite A.
Não há campanhas de vacinação de hepatite A. A vacina está disponível o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças de 15 meses a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Ou seja, está disponível pelo SUS apenas para crianças entre 15 meses e 5 anos incompletos.
No caso de crianças a partir de 5 anos, adultos e idosos, é necessário procurar a vacina particular. As Drogarias Pacheco disponibilizam essa vacina para os seus clientes, com preços especiais e agendamento online durante o ano todo. Confira!
De acordo com a SBim, o esquema atual de vacinação contra hepatite A é de duas doses com intervalo de seis meses.
Não existe vacina contra a hepatite C. Porém, existe tratamento e cura (em mais de 95% dos casos).
A vacina de hepatite B protege contra a hepatite do tipo B, que é uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus HBV.
Caso você queira realizar uma ação de vacinação de hepatite A na sua empresa, condomínio, escola ou qualquer local que demande a ida de uma equipe especializada, é possível contar com os serviços das Drogarias Pacheco, com preços diferenciados e condições especiais.
Para saber mais, preencha o nosso formulário de vacinação extramuros ou entre em contato por e-mail (vacinecomagente@dpsp.com.br) ou pelo WhatsApp (11) 97249-3208.